terça-feira, 11 de março de 2014

O LIXO JÁ TEM DONO?


          Após alguns dias de greve, os garis retomam suas atividades. A sociedade respira aliviada e feliz,  com a consciência de que todos podem voltar a jogar lixo na rua, nas calçadas, praças e jardins. Infelizmente, sabemos que a falta de educação continuará a existir porque haverá uma classe trabalhadora, disposta a limpar o que sujamos. Até os mais graduados e politicamente “corretos” estão felizes porque os garis já estão “armados” de vassouras para tirar o nosso lixo, menos o que é colocado sob os tapetes.
Sem dúvida temos que parabenizar essa classe, que, sem brigas e depredações conseguiu fazer valer parte de seus direitos. Enfrentando os políticos de um lado, a sociedade do outro e no meio o seu próprio sindicato, esses homens e mulheres nos deram uma lição de democracia.
Passado o susto, podemos caminhar pelas ruas, sem o medo de “pegarmos” algum tipo de doença, e despreocupados em saber que algumas pessoas que muitas vezes passam despercebidas por nossa vida estão correndo o risco por nós, os garis.
Essa greve, além de servir para “atenuar’ questões salariais, teve um grande impacto na vida dos cariocas, num piscar de olhos ficamos estarrecidos com a quantidade quase infinita de detritos que nós produzimos. Em alguns poucos dias, ficamos sufocados com montanhas de lixo que diariamente descartamos, sem imaginarmos os malefícios que este produto causa. Foi preciso enxergar com olhos de “ver” e sentir o odor com o nariz de “cheirar” e até salivar de nojo diante daquilo que se produz numa sociedade educada, aparelhada, conectada, siliconada e cheia de outros atributos, que vaidosamente gosta de demonstrar.
Estamos a caminho da Copa de Futebol, momento de alegria, bandeirinhas, concursos de ruas, fantasias, apitos muita bebida e muita farra. Que a lição carnavalesca possa estar presente no sentido de que se beber não suje, se fumar não suje, se brincar não suje, se dançar não descarte a fantasia pelas e não urine fora do “penico”. Podemos festejar e comemorar sem deixarmos um cartão de visitas com mau cheiro.
Precisamos entender que a utilidade dos garis á manter a cidade limpa e uma cidade limpa é aquela que seus moradores e visitantes cuidam e amam.
Lugar de lixo é na lixeira!
Educação é o melhor cartão de visitas de um povo!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário