sábado, 14 de fevereiro de 2015

EM BRANCO?

Uma página em branco do meu caderno!
Em branco?
O que contém uma página em branco?
Acredito que contém o branco.
E o que é o branco?
Na física o branco não existe. Ele  é o resultado da união das cores do arco - iris. Só temos a sensação do branco porque os raios de luz misturam sete cores que formam o branco. Logo,  branco é o resultado de um  fenômeno ótico.
Mas se eu estou vendo a página em branco, diante de mim, ela é real e sendo real o que nela existe também é real. Se o amarelo, o vermelho, o azul, o verde, o anil, o alaranjado e o roxo existem e quando se misturam surge o branco, logo o branco também existe.
Portanto, uma página em branco não está em branco. Ela nos ilude nos engana misturando tudo num conjunto que resulta no branco. O que não conseguimos é perceber o que está contido ali.
Provavelmente, uma página em branco, está em branco, porque nada foi escrito sobre ela. Não sofreu as marcas do lápis nem da caneta. Seria então, uma página vazia?
Mas o que é o vazio? Seria o vazio também conhecido como nada?
O que é o nada? Seria o oco?
Nada é o oposto de tudo e o oco é o contrário de cheio, que também pode ser lotado que é oposto de vazio, que se parece com o nada que é irmão do oco. Questões complexas, que nos obrigam a pensar sobre o mundo em que vivemos.
Voltando à Física, sabemos que o ar, que é invisível (aos olhos – é claro), está em toda parte, menos no vazio total, isto é, no espaço extraterreno (mas, esta questão é para os astronautas).
Ele, o ar, pode tocar-nos, fazendo-nos sentir o sabor do seu movimento, quando se transforma em brisa, e como é bom ser tocado por ele, mesmo sem poder vê-lo.
Deixando os devaneios, voltamos para o início da conversa: minha página está em branco?
O que contém a página em branco do meu caderno?
Posso afirmar que ela está vazia? Mas, ela contém o branco. Sendo assim ela está toda completa. O branco ocupa todo o seu espaço. Ela está repleta, completa pelo branco, que se oferece como o fundo de tudo que queremos construir.
Uma página em branco está cheia de sonhos, que ainda não foram escritos. Ela  espera por eles, os sonhos, que além de serem escritos  devem ser  realizados e assim a página em branco se tornará colorida  e  ficando colorida nos fará mais feliz.
Páginas em branco? Que páginas? Que branco?

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário