terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

EMOÇÕES E O CARNAVAL

Sempre me emociono no período do carnaval. Não é a mesma emoção que nos envolve no Natal e Ano Novo, neste período “momesco” minhas emoções são patrióticas. Fico sensibilizado assistindo a riqueza musical brasileira. Em cada região, e na mesma região, há uma diversidade de ritmos e cantares que provavelmente não exista em outros países.
O samba, aparece sob as mais diferentes formas, desde o luxo das  Escolas de Samba do Rio de Janeiro, até as pequenas rodas de sambistas que se formam em várias esquinas. Temos maracatu, frevo, bois, ranchos, marchinhas, caboclinhos, índios e muito, mas muito mais manifestações rítmicas, deixando explícita a alma festeira do povo brasileiro.
Nas ruas, os blocos, reúnem milhares de pessoas de todas as classes sociais, formações acadêmicas e profissionais. O carnaval é uma  festa onde existe confraternização, semelhante  da  que ocorre no Natal, porém, bem mais democrática.
Não há, a preocupação com o comprar presentes, ter que compartilhar por obrigação e não por devoção, reunir sem rezar apenas para atender às convenções sócias. No carnaval, basta ter alegria no coração, e vontade de dançar e cantar. Qualquer roupa, em qualquer lugar, é só chegar e deixar o ritmo, seja ele qual for, tomar conta do corpo para a festa começar.
No carnaval, exageros à parte, o Brasil mostra a cara de seu povo!
Assistindo aos festejos, como numa vitrine, ficamos emocionados com a criatividade, alegria e espontaneidade desta gente que mesmo passando por grandes problemas sociais, é capaz de dançar e ser feliz pelo menos enquanto o carnaval existir.
Essa é a imagem que me emociona. E fico ainda mais sensibilizado, de saber que este povo alegre, quase infantil, cheio de ritmo e bossa, ainda é capaz de dançar e ser feliz tendo como seus governantes uma das piores corjas de ladrões do mundo.
Pelo menos no tempo do carnaval vamos tentar esquecer que temos política suja. Que nossos eleitos usam máscaras o ano todo e a fantasia deles é infernizar o trabalhador brasileiro.
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário