sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

MANIA DE MENTIR

A mania de mentir é uma característica cada vez mais presente na política brasileira.
Mentir é um ato que todos nós já usamos algumas vezes para resolver um pequeno problema.  Inventar uma história para o chefe, para justificar o atraso. Dizer que o ônibus quebrou, o trem atrasou ou alguma outra situação, que não irá causar problemas para mais ninguém, pode ser considerado relevante. Porém, quando o ato de mentir torna-se uma rotina, vira mania, sempre sendo usada para disfarçar ou ocultar situações, está-se diante de um problema médico psiquiátrico, isto é, o surgimento da  mentira patológica.
Infelizmente, uma grande quantidade de políticos brasileiros, vive mergulhada num oceano de mentiras, que aumenta a cada discurso. Temos casos compulsivos, em que o orador é tão mentiroso, que ele mesmo, acredita naquela loucura que ele está dizendo.
Creio que Pedro Álvares Cabral, quando aportou as suas caravelas em nossas praias, ao enviar carta para Portugal narrando os seus feitos, já o fez aumentando alguns pontos e mentindo para a Coroa Portuguesa.
Desde 1500, a mentira ficou institucionalizada no Brasil colônia, que virou  império, conquistou a independência e república, passou por ditaduras e hoje tentamos acreditar que vivemos numa  democracia. Os homens e mulheres que compõem o nosso sistema político apresentam comportamento compulsivo para mentir. Eles são capazes de simular, omitir, inventar e distorcer os fatos, que atualmente o povo já nem sabe mais se o Natal será comemorado no dia 25 de dezembro.
O comportamento de todas as classes de políticos dos vereadores até a presidência, não há como aceitar como verdade tudo o que a maioria declara. O vício de mentir, aqui no Brasil, é tão forte que já atingiu alguns Juízes. Nossas Leis são mentirosas, elas possuem textos, que podem ser interpretados de várias formas, deixando lacunas abertas para que as mentiras possam ser usadas, quando houver necessidade de se enganar alguém.
A nossa presidência, criou um Brasil irreal, e vive mergulhada nele. Uma nação como o País das Maravilhas da Alice.
Pela necessidade de se autopromover, a governância e seus companheiros, estão envolvendo o povo  numa atmosfera compulsiva de mentiras e  mais mentiras. A situação é tão grave que os mentirosos se atrapalham em suas declarações.
Os mananciais que abastecem a região sudeste sobem e descem de nível numa variável confusa. Água do sistema morto dura até março, ou será julho? Haverá ou não racionamento? A situação econômica do Brasil, com está? A operação Lava Jato, terá ou não um final sério?
Em todos esses problemas, ouvimos diariamente um mar de mentiras que já nem sabemos mais se estamos ou não em território brasileiro ou no País das Maravilhas da Alice.
A mentira entre os políticos brota espontaneamente, eles não fazem nenhum esforço, é tudo extremamente natural. Faz tempo que eles perderam a sintonia com o real,  “agora preferem sintonizar o dólar ou então o euro”.
A mitomania tomou conta de todos os setores políticos do país. O Brasil já apresenta um quadro psiquiátrico irreversível, mentir já virou mania nacional.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário