terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O CINZENTO TANGO EM PARIS

Interessante acompanhar o estardalhaço do filme “Cinquenta Tons de  Cinza” em pleno século XXI, ano de 2015. Faz lembrar  1972, o “Último Tango em Paris”, quando Marlon Brando e Maria Schneider causaram impacto com a cena da manteiga usada numa relação sexual, ou então 1986 o aclamado “Nove Semanas e Meia de Amor”, quando o casal busca satisfações das formas mais bizarras, incluindo a cena do gelo pingando sobre os seios da personagem.
E não podemos deixar de lembrar outros filmes que causaram polêmica, ao levarem para as telonas dos cinemas sexo e arte, numa discussão que coloca contra a parede os filmes pornôs, considerados obras sem valor artístico.
Após Marlon Brando, Maria Schneider e a manteiga, terem deixado os cinéfilos impressionados  com a relação sadomasoquista, entre um homem quarentão e uma jovem de 19 anos, em o Ultimo Tango em Paris, o mundo voltou a ficar de olhos grudados nas telonas dos cinemas que exibiram o famoso Nove Semanas e Meia de Amor. Era o ano de 1986, entre o “tango” e as “nove semanas”, o japonês Império dos Sentidos já havia abalado às estruturas psico sociais da plateia. O mundo também analisou e discutiu o inusitado Calígula, no qual atores considerados de alto nível, como John Gielgud, Peter O'Toole, Malcolm McDowell, Helen Mirren aparecem em cenas de sexo explícito, colocando em discussão a questão da arte nos enredos onde o sexo é o grande eixo da história.
Maria Schneider, acabou no sofá dos analistas e depois buscando consolo nas drogas, culpando a personagem que ela protagonizou no filme com o galã Marlon Brando.
Os tempos mudaram e as atrizes e atores também, o que não se altera é a plateia, que ainda lota as salas escuras dos cinemas para se deliciarem com filmes que em locadoras ficam escondidos nas últimas prateleiras.
Vale a pena enfrentar a fila  e mergulhar nos tons de cinza, no escurinho do cinema, mesmo que esteja apenas com a pipoca e o refrigentae como companhia.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário