quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

NÃO AO PRECONCEITO E A INTOLERÂNCIA!

Martin Niemöller – foi um símbolo na luta conta o nazismo. Ele nos deixou uma mensagem que continua atual, como no dia em que foi escrita:

“Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu.
Como não sou judeu, não me incomodei.
No dia seguinte, vieram e levaram
meu outro vizinho que era comunista.
Como não sou comunista, não me incomodei.
No terceiro dia vieram
e levaram meu vizinho católico.
Como não sou católico, não me incomodei.
No quarto dia, vieram e me levaram;
já não havia mais ninguém para reclamar”...

Cidade do Rio de Janeiro, considerada Maravilhosa, não só pelas suas belezas naturais, mas também pela alegria de seu povo. Turistas chegam a afirmar que o Rio é uma das cidades mais ”tolerantes” do mundo. Quem nos visita sente-se à vontade, algumas vezes até para descumprir regras que em seu país de origem não seria “tolerada”. Aceitamos maus políticos, empresários corruptos, assassinos que dirigem embriagados ou usando o celular, a falta de escolas adequadas, hospitais em condições precárias entre tantas outras coisas que para os turistas passam sem ser percebidas.

Um fato ocorrido neste mês de fevereiro de 2015, no dia três, 3ª feira, visto, isoladamente, pode parecer sem importância, porém quando analisado à luz das relações humanas, ele nos coloca diante de algo terrivelmente perigoso, para cada um de nós e das nossas famílias.

O templo umbandista, A CAMINHO DA PAZ, situado no bairro do Cachambi, Zona Norte da cidade, foi invadido por vândalos, que aproveitaram a escuridão da noite para covardemente, depredar suas instalações.

Assim como foi o templo umbandista, poderia ter sido uma Igreja Católica, um Templo da Igreja Universal, uma Igreja Batista, uma Igreja Evangélica da Assembleia de Deus ou das Testemunhas de Jeová. Poderia ter sido um Templo Kardecista, Messiânico, Budista, Candomblecista, Anglicano, Adventista ou uma Sinagoga, ou seja, qualquer Templo, Igreja ou Casa onde se pratique uma atividade religiosa poderá ser invadido a qualquer momento. Como nós somos um povo alegre e tolerante, não vamos agir, não vamos reclamar e nem protestar. Faz parte da índole do brasileiro: calar e deixar seguir.

O Rio de Janeiro, aos poucos se tornou uma das cidades mais violentas do mundo. Diariamente pessoas morrem assassinadas. Crianças são executadas e nós continuamos passivos.

Os mesmo indivíduos que  invadiram o templo religioso também é o que vai invadir nossa casa, assassinar nossos filhos e violentar nossa família.

Por enquanto, ele destruiu um Templo Espírita,

Como não sou espírita, não vou me incomodar.

Amanhã eles invadirão uma Igreja Católica,

Mas eu não sou católico e vou deixar pra lá.

Invadirão os Templos Evangélicos, Budistas,

Kardecistas até que finalmente, ao voltar para

casa, eles estarão esperando por mim...

Não podemos aceitar nenhuma  atitude preconceituosa relacionada à cor da pele, crença religiosa, opção sexual, idade ou de qualquer outra espécie. Preconceito e intolerância tem que ser considerado crime inafiançável!

Hoje foi o Templo Espírita “A CAMINHO DA PAZ”, amanhã será a nossa igreja e depois a nossa casa.

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário