domingo, 1 de fevereiro de 2015

A NATUREZA NÃO PRECISA DE NÓS!

É cada vez mais urgente e necessário, mudarmos o discurso: “vamos salvar a natureza!” O planeta Terra continuará sua trajetória em torno do sol, juntamente com seus companheiros: Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte e os demais componentes do sistema solar, mesmo com todas as ações nocivas do ser humano; que está correndo o risco de desaparecer da face do planeta.
As alterações geo / ecológicas, provocadas pela espécie humana sobre o meio ambiente, provocam mudanças que colocam em risco a vida de todos os seres vivos. Nós humanos e muitos outros animais e vegetais, é que não teremos capacidade de adaptação às novas condições que nós mesmos estamos criando.
                                                                              
O que está acontecendo na região sudeste, que gradativamente se transforma num deserto, só está prejudicando os seres vivos. A natureza  apenas se modifica; rios, lagoas, lagos, represas e todos os mananciais de água doce poderão desaparecer e o  ambiente é que se tornará seco e árido. Quem deverá se mudar ou se adaptar é o homem, toda a sua família e suas gerações. Portanto,  que fique bem claro para todos:      “A NATUREZA NÃO PRECISA DE NÓS!”
Quando o sertão virar  mar e o mar virar sertão, nós humanos e todos da nossa raça é que vamos nos afogar ou morrer na aridez.
Caso a Amazônia tenha toda a sua vegetação destruída e o rio amazonas se transformar num riacho, os prejudicados serão os seres vivos que habitam aquela região e entre eles o homem, que deverá juntar seus “tarecos” e ir viver em outro planeta.
A nossa capacidade de sobrevivência humana, sofisticou-se de tal forma, que nos transformamos em dependentes totais de tudo que a natureza oferece, além retiramos dela mais do que ela pode nos dar.
Enquanto o homem não se der conta que nem com toda a sua tecnologia ele será capaz de garantir a sua vida sem água, ar e terra ele estará correndo o risco de desaparecer.
Salvar a natureza? Que engano terrível! Temos que cuidar bem do meio ambiente para que possamos usufruir de tudo que ele tem para nos oferecer. É uma relação de troca:  dar e  receber, respeitosamente.
Vamos cuidar dos elementos que formam a natureza!
Vamos usar o que ela nos oferece, com parcimônia e cuidado!
Vamos plantar e colher dentro dos ciclos ecológicos!
Não podemos alterar cursos de rios, soterrar cachoeiras, poluir os mares, aterrar lagoas mudar as condições físicas do planeta, produzir gases tóxicos e espalhar lixo por todos os cantos do planeta.
Ainda é tempo de parar e tentar consertar o que foi estragado!
Estamos na última cartada do jogo e a natureza continua vencendo. Estamos perdendo em todos os continentes:
>o Alasca teve quatro descongelamentos na década de 1990;
>no México, a seca de 1998destruiu 506 mil hectares de matas;
>no oceano Ártico, o mar congelado diminuiu 6% entre 1978 e 1995;
>no Peru, foi verificada a diminuição de 30 metros de gelo / ano nos Andes.
Quanto ao planeta terra, mesmo modificado,  continuará existindo, porque ele não precisa de nós!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário