terça-feira, 7 de março de 2017

A ARTE DE SER PROFESSOR

Todo professor deve ser um pouco ator. As turmas são plateias que precisam ser cativadas através do enredo que corresponde ao conteúdo a ser estudado. A grande e difícil diferença, é que os atores são vistos como veículo de prazer, o público os procuram e, até pagam para participar do enredo. Choram nos dramas, riem nas comédias e cantam nos musicais. Se o espetáculo não agradar, pode-se economizar nas palmas e não indicar o show para os amigos, fazendo as críticas por escrito nos jornais e revistas.
Infelizmente, o professor tem que apresentar seu texto para uma plateia fixa, que comparece por obrigação, que recebe tarefas obrigando-a a participar do show. O espetáculo é exibido sem iluminação, figurinos e cenários muitas vezes pouco adequados e que se repete por 200 dias letivos.
Por tudo isso, é que ser professor, exige muita arte, a arte de se multiplicar de cara limpa sem fantasias, nem pinturas e nem podendo fazer loucuras, pois neste caso, a responsabilidade do sucesso da plateia, o seu aprendizado, é colocado pesadamente nas suas mãos.
Edison Borba
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário