sábado, 4 de março de 2017

PERDER UM VERBO DIFÍCIL DE SER CONJUGADO!

Nos tempos de escola uma das aulas que eu mais gostava era a de conjugação de verbos. Presente, passado e futuro eram os tempos preferidos por mim. Mas havia também os pretéritos, os imperativos, os subjuntivos, os gerúndios e muito mais.
Minha escolha pelos três primeiros, estava na possibilidade de entender o que havia passado, o que estava acontecendo no presente e prever o futuro. Era legal ficar conjugando e pensando: eu serei,... eu estarei, eu viverei, eu amarei.
Eu podia tantas coisas conjugando os verbos. Com eles os sonhos se tornavam possíveis. Conjugar um verbo, era afirmar a possibilidade de ter os sonhos realizados.
Eu viajarei para terras distantes e descobrirei lugares maravilhosos. Ficarei rico e poderei viver tranquilamente. Eu vencerei!
Eu amarei! Eu encontrarei a minha outra metade, vou namorar, vou noivar e vou casar. Sou do tempo que o verbo “ficar” era apenas conjugado no sentido de permanecer em algum lugar ou então como previsão do que poderia acontecer: “se você pegar chuva, poderá ficar doente”. Hoje ele significa estar com alguém por algum tempo (uma noite apenas) e manter um relacionamento passageiro.
Voltando às questões verbais, nunca tantos em tão pouco tempo conjugaram e ouviram a conjugação do verbo – PERDER.
Diariamente diversas pessoas voltam para suas casas sem suas carteiras, celulares, documentos além de outros pertences. Em todas as áreas da cidade, o que mais temos ouvido é: perdeu ...perdeu!
São as vozes dos assaltantes, ladrões, meliantes que surgem com o verbo na ponta da língua.
Perdeu, significa entregue tudo, passe seu dinheiro, não grite, você pode morrer, entregue o celular, saia do carro, não adianta reclamar, você PERDEU!
O verbo se transformou numa senha, num código cujos significados são bem maiores do que os professores ensinam nas aulas de conjugações verbais.
É provável que as próximas edições dos dicionários, essa palavra receba novo significado, mas por enquanto, é bom ficar atento ao ouvir o verbo perder conjugado no presente.
Atenção! Não tente dialogar, usando principalmente o verbo amar.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário