quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A DIDÁTICA NO SAMBA

As Escolas de Samba  produzem anualmente farto material didático. Durante algum tempo os professores de História, eram os mais beneficiados. Porém, com as mudanças ocorridas nos quesitos de julgamento, o samba abriu espaço para Geografia, Física, Biologia, Ecologia entre outras áreas escolares. Os carnavalescos fazem extensas pesquisas e colocam na avenida excelentes materiais, que podem ser utilizados em salas de aula. Dependendo do Projeto Político Pedagógico usado pela Unidade Escolar, um samba de enredo, pode  funcionar para fortalecer a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade. Não podemos ignorar esse fenômeno cultural que se chama carnaval e dentro desse movimento, as Escolas de Samba. Nos arquivos carnavalescos, encontramos grande diversidade de informações. Portanto, cabe as equipes pedagógicas junto com  o corpo docente, analisar e verificar a veracidade dos fatos narrados na letra de um samba. Porém, ignorar esse manancial pedagógico pode ser um erro metodológico. A busca pela verdade histórica, geográfica, biológica entre outros conteúdos, pode por si só, constituir um excelente projeto escolar.
Abrindo o baú do samba, encontramos no ano de 1953, uma pérola carnavalesca. Trata-se do “Seis Datas Magnas”, composto pelo sambista Candeia (um dos melhores compositores brasileiros) em parceria com Altair Prego. Material muito bom e que pertence ao acervo da Escola de Samba Portela. O samba faz alusão a seis datas da história do Brasil: 21 de abril – Tiradentes; 24 de maio – Batalha do Tuiuti; 11 de julho – Batalha do Riachuelo; 7 de setembro – Grito do Ipiranga; 15 de novembro – Proclamação da República e 19 de novembro – Dia da Bandeira.
Este material portelense fornece uma enorme possibilidade de trabalho escolar. Com uma equipe bem afinada e entrosada, nenhuma disciplina fica de fora da composição. Até as mais herméticas, como a Matemática e a Física, podem encontrar um espaço para colaborarem com o seu conteúdo para a realização de um projeto pedagógico.
Professores preparem seus alunos a entrem no samba.      Edison Borba
-----------------------------------------
Samba-enredo - Portela - 1953
Compositores: Altair Prego e Candeia
Foi Tiradentes o Inconfidente
E foi condenado à morte
Trinta anos depois o Brasil tornou-se independente
Era o ideal de formar um país livre e forte
Independência ou morte
D. Pedro proferiu
Mais uma nação livre era o Brasil
Foi em 1865 que a história nos traz
Riachuelo e Tuiuti foram duas grandes vitórias reais
Foram os marechais Deodoro e Floriano e outros vultos mais
Que proclamaram a República e tantos anos após foram criados
Hinos da Pátria amada
Nossa bandeira foi aclamada

Nenhum comentário:

Postar um comentário