quinta-feira, 15 de setembro de 2011

NA LOCADORA - 07

Filme: O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS – Produção: Franco-Italiana
Ano: 1964 – Diretor: Pier Paolo Pasolini – Destaque: Enrique Irazoqui (Jesus) Margherita Caruso  e  Susanna Pasolini (Maria)

Considerado como obra-prima,  indicado ao Oscar, vencedor do Festival de Veneza e eleito pelo Vaticano como um excelente trabalho sobre religião, esse filme é um dos melhores, entre os muitos realizados sobre esse tema.
Usando o Evangelho de Mateus,  Pasolini nos apresenta Jesus como um líder, um homem de seu tempo que se enfurece e reivindica os direitos de seu povo. É severo e inflexível. Ele trabalha com atores amadores e pessoas comuns. Por esse motivo, é importante ficar atento para os rostos. O espectador deve estar atento para os silêncios e as expressões faciais.
A estrutura musical do filme apóia-se em Bach, Mozart, Prokofiev e Webern que valorizam os sermões inflamados de Jesus.
No Brasil, a exibição deste filme, nos anos sessenta causou um grande impacto. Um Cristo que diz “não venho trazer a paz, mas a espada” é, absolutamente revolucionário para a época.
Na locadora, o DVD vem com duas versões à colorizada e a versão original em preto e branco. Assista inicialmente a versão original. As cenas em preto e branco tornam-se mais densas. Depois veja as maravilhas que a tecnologia pode fazer ao restaurar essa grande obra do cinema universal.
Veja, analise e discuta com amigos. Filme polêmico, um comunista dirigindo uma obra religiosa, merece uma boa reflexão.                           
Edison Borba



Nenhum comentário:

Postar um comentário