domingo, 11 de setembro de 2011

NA LOCADORA - 06

Filme: O AUTO DA COMPADECIDA – Produção: Brasileira – Direção: Guel Arraes – Destaque para: Matheus Nachtergaele (João Grilo) / Selton Mello (Chicó) / Fernanda Montenegro (a Compadecida) e muitos outros excelentes atores e atrizes.
 Clássico do cinema brasileiro, baseado na obra de Ariano Suassuna, que encantou o público no teatro, televisão, cinema e agora também em locadoras. João Grilo e Chicó são excelentes representantes do Brasil sertanejo. A dupla vive incríveis peripécias, onde a esperteza de João Grilo garante a sobrevivência desses heróis nordestinos. Os romances da mulher do padeiro, as falcatruas do padre e do bispo; compõe um quadro brasileiro, que  Suassuna soube descrever maravilhosamente bem. A presença do cangaceiro e seu bando reforçam a história de um Brasil caboclo. Entre risos e reflexões, entre a comédia e o drama, o “Auto da Compadecida” é um dos maiores textos da literatura brasileira.
Destaque para a presença de Fernanda Montenegro no papel da compadecida.
Atenção para as defesas propostas para cada um dos acusados.
A mulher do padeiro e o marido. O bispo, o padre e Severino, o cangaceiro, cada um com suas histórias, merecem inteligentes observações que emocionam. Mas, o grande discurso fica para João Grilo, a Compadecida ao defender esse personagem apresenta um comovente quadro da região nordeste. Ao falar da seca, e das dificuldades vividas pelos que esperam com muita fé pela chuva. Um povo que ama a sua terra mesmo com todas as dificuldades.
Um excelente filme! Uma grande obra! Impossível não recomendar!
Vale à pena ver e se emocionar com essa incrível história!
Edison Borba




Nenhum comentário:

Postar um comentário