domingo, 25 de setembro de 2011

NA LOCADORA - 08

Filme (Documentário) LIXO EXTRAORDINÁRIO – Filmado entre 2007 e 2009
Coprodução: Brasil / Reino Unido
Local: Aterro sanitário de Jardim Gramacho, periferia da cidade do Rio de Janeiro.
Direção: Lucy Walker - Co-Direção: João Jardim e Karen Harley

Neste documentário, indicado ao Oscar, podemos acompanhar o trabalho do artista plástico Vik Muniz.

Muito já foi escrito e comentado sobre esse filme e não há palavras que possa descrevê-lo. É importante assistí-lo. Uma obra que se presta a excelente trabalho escolar, podendo ser aproveitado num projeto interdisciplinar. Artes, geografia, biologia, química e sociologia entre outras disciplinas muito terão a lucrar ao analisar esse filme. É uma obra que fala de “gente”. Quem vive e sobrevive no lixão de gramacho? Quem são essas pessoas? Que observações elas fazem dos habitantes da cidade, a partir do lixo que produzimos. Há uma identidade nos detritos, que levam os catadores a filosofarem sobre quem produziu aquele detrito. Juízos de valores que não podem passar desapercebidos de quem assiste ao documentário.
Há momentos, em que os diálogos são de extrema importância. É bom ficar atento para observações como:
... “a pior coisa da sociedade brasileira é o classicismo” ... /
...”acho terrível como algumas pessoas acham que são e acreditam que são melhores que as outras”.../
...” a doçura foi tirada dessas crianças, filhas dos cortadores de cana do Caribe,ilha de São Cristovão”... /
...”para a sociedade brasileira essas pessoas do aterro não são muito diferentes do lixo”... /
... “eu tava andando no lixo e vi aquele livro grosso todo chorumado. Tava escrito: O Príncipe, de Maquiavel. Deu neurose de ler” ...
Assistir essa obra através de DVD, é poder usufruir de cada cena. Voltar a “fita” e fazer releituras. Não é um filme para ser assisitido é para ser vivido em cada detalhe.
Nas escolas, é importante que o professor conduza os alunos para observarem os personagens. Cuidado para não mergulhar no lixão e focar nos detritos. É importante observar que estamos observando trabalhadores, exercendo uma profissão. Eles estão ajudando a sociedade a organizar o que se descarta, de maneira desorganizada. É necessário destacar a importância daqueles homens e mulheres e a dignidade com que exercem seus papéis
Importante a observação final - “não somos catadores delixo – porque lixo não se aproveita, somos catadores de material reciclável”.

Não deixe de assistir esse importante documentário!
Boas reflexões!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário