quarta-feira, 14 de setembro de 2011

"EMBELECER"

A ditadura da magreza, transformada em sinônimo de beleza  obriga-nos  a regimes mirabolantes, horas em academia, exercícios, caminhadas, tratamentos milagrosos, semanas em “spas”  e quando nos olhamos no espelho, apenas alguns centímetros e algumas graminhas desapareceram. Com essa constatação, começa tudo de novo. Mais regime, mais horas na academia, mais exercícios, mais suor,  mais comprimidos, caminhadas, submissão e tristeza.  Um sentimento de culpa persegue os que vivem sobre as balanças, num controle insano do número de calorias ingeridas. A mídia deita e rola exibindo um excelente e bem elaborado material que vende sonhos para “embelecer”, que só existem nas fotografias montadas em estúdios.
Atualmente dependemos dos números de calorias para conseguirmos estar bem na fita. As conversas giram em torno de dietas, musculatura, celulites, saladinhas, corpinho sarado, nutricionistas, malhação entre outros itens proibidos para todos os que exibem uma silhueta mais arredondada.
No bonde das malhadas e dos sarados não há espaço para a galera da pesada. Barriga de tanquinho e bundinha empinada passaram a ser cartão de visitas. Pobre de quem exibe aquela barriguinha de chope e  glúteos roliços. Dançou! Está banido dos grupos. Praia? Nem pensar! Está condenado à solidão.
Piada,  irá se tornar, piada! Nem as propagandas televisivas, se preocuparão com esse tipo de mortal. Quase não existe roupa adequada para o seu biótipo, as confecções não investem muito no atendimento desse tipo de cliente.  As “griffes”  estão voltadas para modelos magros e esbeltos. Fofinhos, são criaturas extraterrestres; que não merecem  atenção. Não tem estilo! Não estão incluídos nos convites para deslizarem pelos salões da magreza. Ossos, pernas finas, sorrisos forçados, silicones, fome, saltos, brilho, frustração, escova progressiva e elegância duvidosa são componentes de um mundo “fashion” no qual colesterol  e  sinceridade não tem espaço.
Peso pesado só tem crédito dentro do ringue disputando cinturão de ouro. Quem possui aquela insistente gordurinha acompanhada de estrias vai para o limbo. Nem pense em se pendurar numa barra ou se balançar nas argolas de uma academia o melhor é ficar debruçado sobre aquela macarronada.
É importante cuidar do corpo mantendo-o saudável. Beleza é conseqüência de um conjunto de fatores que inclui o que entra e o que sai de nossas bocas. Boa alimentação, vida ao ar livre, controle das funções fisiológicas através de exames médicos periódicos e bons pensamentos devem ser motivo de preocupação. Tentar obter um padrão estético apenas para pertencer a um grupo social, é deprimente. Felicidade não se obtém por peso e controle de calorias, mas pelas  atitudes que tomamos em nossos dias. Cuidar da saúde,  higiene, vida afetiva e social, das nossas palavras e relacionamentos, do nosso trabalho e  divertimentos, não se afastar da  ética e ter alguma religiosidade são quesitos importantes e que  fazem parte do  “embelecer”.
Somos um conjunto bio – psico – social, a beleza deve incluir todos eles.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário