quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"REALITY SHOW"

Atualmente vários “shows” que usam a realidade como forma de entretenimento,  atraem milhares de espectadores. Bombeiros dos quartéis do Rio de Janeiro, acampados em frente ao Palácio do Governo, resistem à chuva e ao frio. O prêmio é apenas um salário de dois mil reais. Enquanto isso, na Fazendo, peões estão competindo por uma  recompensa semelhante de somente dois milhões. Competidores de ambos os shows, são obrigados a executar diversas tarefas, como salvar vidas, ordenhar cabras, apagar incêndios, alimentar coelhos, fazer partos dentro de ambulâncias e cuidar de hortas. Provas  difíceis de serem cumpridas e proporcionais aos valores dos prêmios. Quem vencerá cada um desses "shows"?
Outro excelente espetáculo são os acorrentados de Belo Horizonte. Também competindo por prêmio salarial, professores mineiros, estão participando de um “reality” educacional repleto de perigos, bem ao nível dos competidores do outro conhecido como “Hipertensão”. Nos dois espetáculos  os participantes precisam demonstrar resistência física e emocional para driblar cada prova. Uma das mais interessantes é falar horas e horas para crianças e adolescentes, sem perder a voz e nem o conteúdo do discurso. Viver no limite por doze meses de cada ano é moleza para  educadores que tentam sair vencedores desta competição.
Confinados no planalto central, acontece um dos maiores “shows” dos últimos tempos. Ministros, enadores e deputados lutam bravamente, para manterem seus lugares dentro da casa. A equipe dos ministros, tem sido a mais atingida. Seu fraco desempenho é o responsável pela eliminação de alguns participantes, quando colocados no paredão. Os deputados federais compõem um dos grupos mais unidos. Coesos, lutam para manter seus companheiros na casa, que não é a da fazenda! Falamos da mais famosa casa do Brasil, a da “Dinda”. A população acompanha atenta a cada prova proposta e percebe o fortalecimento deles. Imbatíveis! Porém,  outra equipe liderada por um experiente participante, se mantém tranqüila. Jogadores antigos conhecem todas as manobras para vencerem cada etapa do jogo. Competidores, famosos sabem exatamente como jogar. Com isso acumulam prêmios fantásticos. Obrigados a tarefas fora da casa, os senadores, viajam milhas e milhas, sacrificando suas vidas. Até para outros continentes, alguns já anciãos,  cumprem suas tarefas demonstrando excelente preparo físico.
Entre tantos espetáculos que tratam da realidade,  nua e crua, destacamos:
Os Enlatados – participantes são amontoados em vagões de trens por algumas horas. Os vencedores são os que conseguem chegar à última estação.
Os Ameaçados –  vivem em comunidades. Desviar das balas perdidas é uma das provas. Esse “show”  dura enquanto o candidato não for atingido.
Os Alagados – a competição começa no período das chuvas e as provas incluem desabamentos e suas conseqüências. Saber reconstruir faz parte desse “reality”.
Muitos outros, programas são realizados pelo país. Cada um com características específicas, dependendo do local onde é realizado.
Quem quiser acompanhar cada um deles, é só abrir os jornais ou ligar seus televisores ou rádios.
Bom ( ??!!) programa para todos!
Edison Borba   

Nenhum comentário:

Postar um comentário