segunda-feira, 26 de setembro de 2011

VELHO OU IDOSO

Estar velho e ser idoso, não significam a mesma coisa. Leia as observações abaixo e faça a sua opção. Ser velho pode ser uma questão de opção,  quanto a ser idoso é apenas uma relação de tempo.Antes de marcar as suas opções, lembre-se que: idosa é uma pessoa que já viveu muito  cronologicamente, em seus documentos, existem números que a impedem de mentir. Velha é a pessoa que perdeu a jovialidade. Para essa, não existem números. O que a caracteriza é a maneira de viver. Sendo assim, nem todo idoso é velho, mas existem jovens envelhecidos prematuramente. Façamos o teste, colocando SIM / NÃO para cada proposição:
-Você tem sonhos que ainda espera realizar? _____ / _____
-Você desperdiça seus dias dormindo, sempre com preguiça? _____ / _____
-Você “curte” aprender coisas novas? _____ / _____
-Você acha que já sabe tudo e não tem mais nada para aprender? _____ / _____
-Você curte caminhar sentindo a brisa em seu rosto? _____ / _____
-Você mantém as janelas de sua casa sempre fechadas? _____ / _____
-Você sente amor pela vida, pelos outros, por tudo que está ao seu redor? _____ / _____
-Você está sempre ressentido e amargurado? _____ / _____
-Você não vê nada alegre e proveitoso no seu dia? _____ / _____
-Você acha que o bom “estava” no passado?  _____ / _____
VERIFICANDO: - veja onde foram colocados os SIM e os NÃO.
REFLETINDO: Leia os pensamentos abaixo e tire as suas próprias conclusões.
O idoso é aquele que teve a felicidade de adquirir muitas experiências pelos anos vividos. É uma ponte entre o passado e o futuro, ele se faz presente no presente, servindo de exemplo para os jovens. Traz sabedoria adquirida no passado e esperanças do que ainda espera conseguir. E com essa esperança, ele continua irradiando alegria e felicidade. Cada dia é renovado, simplesmente por ser apenas um novo dia a ser vivido. Se existem rugas no rosto de um idoso, elas foram vincadas pelos sorrisos e gargalhadas distribuídas pelo tempo.
Velho é aquele que tem carregado o peso dos anos, transmitindo pessimismo e desilusão. Está sempre colocando obstáculos e cavando fossos escuros e profundos. No final de cada dia, se sente acabado, enclausurado em seu mundo como uma ostra se recusando à luz. Os velhos exibem rugas de amargura e sofrimento.
Portanto, idoso ou velho são duas situações diferentes. Existem pessoas que tem a mesma idade, porém uma é apenas idosa enquanto a outra é velha. E também encontramos indivíduos novos quanto à faixa etária, mas que são velhos em pensamentos e atos.
A vida é uma experiência constante. Cada fase tem seu encanto, sua doçura e suas descobertas. Também existem as dificuldades, a diferença está na forma de enfrentar os problemas.
Sábio é aquele que desfruta de cada dia, extraindo o que de melhor existe na vida. Na soma das experiências e oportunidades é que podemos manter a jovialidade independentemente da idade cronológica.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário