domingo, 18 de janeiro de 2015

A MORTE E A MORTE

Todos os seres vivos, humanos ou não, estão programados biologicamente para viver por um tempo cronologicamente assinalado em seu genoma. Para cada um de nós, há um tempo definido, como sabiamente um poeta escreveu:
 “tem dias que eu fico pensando na vida, sinceramente não vejo saída, como é por exemplo que dá para entender, a gente mal nasce e começa a morrer”.
Essa morte fica esquecida, pois não podemos viver, pensando em morrer. Porém, quando ela chega através da interferência de outro ser humano, ela  nos assusta e nos faz pensar sobre os caminhos da humanidade.
Nestes dias de janeiro, o mundo presenciou a morte pelo terrorismo na França e a execução à morte por fuzilamento, de um brasileiro, num país, onde a pena capital ainda é uma forma de impor respeito pelas regras e leis.
Diante destes dois fatos, um grande número de cidadãos independente de raça, opção religiosa e sexual, de partidos políticos diferentes,  manifestaram-se contra tal violência. Temos a impressão  ser necessário acontecer ações extremamente violentas para que o homem grite contra a “violência” que ele próprio pratica e valorize a vida.
Infelizmente, diariamente milhares de homens, mulheres e crianças morrem, pela falta de humanidade da humanidade. A fome, a miséria, a falta de saneamento que facilita o aparecimento de doenças, as pequenas guerras urbanas, exterminam seres humanos violentamente.
A morte? E a morte? Que diferença existe entre elas? Quem são os carrascos? Qual o motivo que mobiliza a humanidade para uns casos e ignora outros?
Talvez, uma regra citada muitas vezes em aulas de ciências, pode ser aplicada aqui:
 
“quando colocamos uma rã, dentro de uma panela com água e, aquecemos vagarosamente, ela aos poucos vai se adaptando e não foge – morre. Porém se tentamos jogá-la numa panela com a água já em fervura, ela tentará pular para se salvar”.
 
Provavelmente, as mortes que acontecem, por diversos tipos de ação, do  homem, age como a homeopatia = lentamente. Esta forma nos leva a acomodação e ao conformismo.
Não queremos catástrofes, terrorismos e execuções para que demonstremos nossa humanidade e solidariedade, temos que  clamar diariamente pelo direito a uma  vida saudável que todos os seres, incluindo os humanos, recebem ao serem concebidos e que está registrada em seu código genético.
A vida é para ser vivida plenamente! Assim está determinado nas escrituras divinas!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário