sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

TERRORISMO SILENCIOSO.

O mundo todo sofre, chora e repudia a ação dos terroristas em Paris.  A morte dos chargistas do jornal Charlie Hebdo é sem dúvida uma punhalada na liberdade de expressão, uma das maiores conquistas da sociedade moderna.
Neste campo, os franceses são mestre na luta pela igualdade, liberdade e fraternidade, demonstrado o quanto os heróis da resistência lutaram até Paris ser libertada das correntes do nazismo.
Infelizmente, nós brasileiros, choramos não só pelos irmãos franceses, e também, pelos nossos irmãos brasileiros que são assassinados diariamente, através de um tipo de terrorismo doméstico, que age dizimando vidas numa louca violência, que foi percebida pela sensibilidade do francês  George Wolinski, morto no atentado terrorista, através desta charge:
O ano de 2015 começou no Brasil,  assinalando mortes  por diversos tipos de violência: latrocínio, alcoolismo e direção, drogas, balas perdidas e desastres ambientais provocados pela falta de estrutura das cidades para enfrentar as chuvas de verão.
Essas formas de assassinato, não se enquadram como terrorismo, como este que agora acontece na França e com o que matou centenas de pessoas nas Torres Gêmeas Americanas. É um tipo de terrorismo silencioso, que corrói a sociedade aos poucos. Assassinos  encapuzados e outros engravatados fazem terror diariamente nos hospitais, escolas, comunidades, ruas, estradas, lares, fábricas, florestas, rios, lagos, isto é, em todos os lugares onde possa existir vida, animal ou vegetal.
Temos que nos espelhar nos franceses, que estão lutando para prender e julgar seriamente estes e outros terroristas, que pensem em agredir, matar ou violar a paz e a democracia Francesa.
Nós brasileiros, somos solidários, e queremos aprender como fazer valer  a liberdade, igualdade e fraternidade em nossa Terra.
Obrigado amigo George Wolinski, pela sensibilidade em perceber o terrorismo silencioso que acontece no Brasil.
Estamos de luto!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário