terça-feira, 6 de janeiro de 2015

LICENÇA PARA MATAR

“O novo delegado-geral de São Paulo, Youssef Abou Chaim, disse em entrevista aos jornalistas, no dia 5 de janeiro de 2015, após assumir o cargo que os menores infratores hoje “são 007, têm licença para matar”, em menção ao nome de um dos filmes do personagem James Bond”.
Esta triste afirmação do Senhor Youssef, apesar de chocar, contém uma triste realidade. Infelizmente estamos vendo uma parcela de crianças e jovens brasileiros, caminhando por estradas, que os levarão à morte ou aos presidios. As ONGS (do bem) e a Fundação Casa, não conseguem dar conta da quantidade de casos, que diariamente colocam o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) à prova.
Aproveitando à observação da Presidente Dilma – “Brasil, Pátria Educadora”, questinamos: onde estes brasileirinhos estão contemplados com as novas Leis e Regras que estão sendo analisadas e serão propostas pelo novo Ministro da Educação?
Que caminhos pedagógicos e que metodologias serão usadas, aliadas ao acompanhamento psicológico e social, para a recuperação destas crinças e jovens?
Diminuir à idade penal, é um caminho, que a princípio funcionará somente no ato de punir. Onde estão as ações educadoras? Que professores poderão atuar junto à Fundação Casa, ao lado das  Equipes de Médicos, Psicólogos, Psiquiatras e Sociólogos?
Meninos e meninas  que vivem na marginalidade das ruas, próximos às  drogas, sendo explorados por adultos de várias e terríveis formas; que planejamento está sendo pensado para eles?
O que fazer com os contaminados pelo crack? O que fazer com as meninas grávidas?
O Brasil, só será uma Pátria Educadora, quando todos os nossos jovens e crianças estiverem recebendo a mesma atenção. Não podemos mais conviver com escolas de ricos e escolas de pobres. Educação pública diferenciada da educação privada. Alunos da rede particular, terem mais oportunidades no ingress nas Universidades e na rede professional. É preciso acolher a infinidade dos que vivem nas ruas!
Não podemos mais, “conceder licença para matar”!



Brasil Pátria Educadora?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário