quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O DISCURSO DE POSSE.

Foi com grande expectativa que começamos a ouvir a Presidente Dilma em sua solenidade de posse para um segundo mandato. Palavras bonitas, emoção e promessas como todo e qualquer discurso de “posse”.
Aos poucos a expectativa foi dando lugar a uma sensação de que já havia ouvido essa oração. Nada de novo foi colocado. Promessas adiadas, que voltam na nova jornada do segundo mandato. Antigos companheiros e conselheiros, que cuidarão para que a melhor das intenções da Senhora Dilma, fique apenas nas intenções. Acredito, que todos os brasileiros de bem, trabalhadores  éticos estarão ajudando no que for possível, para que este novo período de quatro anos, seja de sucesso para o Brasil, porém, não é o povo que governa, como determina o processo democrático. Apesar de realizarmos eleições dentro dos padrões que regem a constituição, sabemos que entre as urnas e o poder, há uma grande lacuna; após as posses, os cordeiros tornam-se lobos e o povão vovozinhas.
Quanto a proteger a Petrobrás e outras empresas de inimigos, até do exterior, é o que estamos esperando desde que explodiu a Operação Lava Jato. Portanto, estamos perdendo tempo com palavras, o povo quer ação e bandidos na cadeia, já!
Talvez, o lema “Brasil, Pátria Educadora”, tenha sido o que mais chamou a atenção de todos. Faz tempo que vivemos mergulhados na escuridão da ignorância. De norte a sul, de leste a oeste do país, crianças e jovens são submetidos a um processo educacional de péssima qualidade. Profissionais da educação vivem massacrados por baixos salários e condições insalubres de trabalho. Um grande número de escolas municipais, estaduais e federais está morrendo, entregues ao abandono e a falta de caráter de prefeitos, governadores, secretários e ministros da educação.
Brasil, Pátria Educadora, só acontecerá verdadeiramente se as verbas destinadas a esse processo seja entregue em mãos limpas e capazes de respeitar os estudantes brasileiros da creche até às universidades. Enquanto houver roubo da merenda, falta de transporte para as crianças que vivem em áreas distantes dos prédios escolares, desvio de dinheiro destinado à compra de material escolar para os mais necessitados o Projeto da Senhora Presidente não passará de um grande sonho.
Brasil, Pátria Educadora tem começar pelos gabinetes dos governos, ensinando a todos os responsáveis pela educação brasileira o significado de ÉTICA.
Ainda somos um país de analfabetos, cuja existência favorece o fortalecimento de uma pátria de coronéis disfarçados de homens e mulheres de bem. Não se faz educação com discursos, é preciso que haja ações nas bases, nas cartilhas onde “Vovó viu a uva”, continua a ser instrumento de trabalho para  muitos mestres brasileiros.
Não se faz educação de qualidade maquiando e inventando estatísticas. Não se faz cidadãos mentindo sobre a verdadeira situação em que nos encontramos em relação aos demais países de todo o mundo.
Brasil, Pátria Educadora tem que começar a funcionar, encarando  o que está errado. Punindo todos os que agem de forma pérfida e malvada contra crianças, os brasileirinhos, que caminham quilômetros de pés descalços para conseguirem chegar a um local chamado escola. Senhora Dilma, se é para fazer certo, que comecemos imediatamente a cortar o mal pela raiz. Basta de humilhar os educadores e os alunos! É preciso fiscalizar todas as prefeituras, todos os governadores quanto à aplicação das verbas destinadas à educação.
Infelizmente, vai ser difícil transformar o Brasil, em Pátria Educadora, com os escolhidos no último processo eleitoral.
O sistema em que o Brasil está mergulhado faz com que os próprios eleitores, por falta de educação, ajudem a manter o odioso processo que se implantou no Brasil desde que aqui chegou o português Pedro Álvares Cabral.
Edison Borba
 

 

Um comentário:

  1. Esse País nunca será uma Pátria Educadora, com tantos roubos, salários defasados, vamos ter que aguardar para que este País seja realmente passado a limpo.
    Só depois que houver cadeia para o rombo da PETROBRÁS é que podemos pensar em estabilizar o rombo em nossos cofres, mas com " Dilma" por mais quatro anos fica difícil de travar os roubos.
    Os últimos presidentes conseguiram tirar do povo Brasileiro o sorriso e a esperança de acreditar nesse" Brasil ", que depois do golpe de 64 tem golpeado com essa " estrela vermelha " e a cada dia está difícil de curar essa ferida, só nos restando lamentar..... "Dilma"!!!

    ResponderExcluir