domingo, 25 de janeiro de 2015

O POVO NÃO É BOBO?

Hoje, acordei com uma séria dúvida: “povo bom é povo bobo?” ou “povo bobo é povo bom?”. Há anos que ouço dizer que o brasileiro é um povo alegre, hospitaleiro e de índole boa e feliz. Fotos, propagandas e cartões postais atraem os turistas, que se encantam com a receptividade do povo brasileiro. Somos uma complicada mistura genética de índio, negro, europeu, asiático e provavelmente até de marciano. Ocupamos a maior área territorial da América do Sul, com uma extensa variedade ecológica, porém, não fomos agraciados com terremotos, erupções vulcânicas, tsunames, ciclones e outros tipos de problemas geográficos e climáticos. Somos privilegiados, de tal forma, que espalharam um boato de que Deus era brasileiro.
Todos que nos visitam, juram que voltarão. Retornam aos seus países, levando na bagagem, além das fitinhas do Senhor do Bonfim e fotos no Cristo Redentor, a hospitalidade desse povo dócil, bom e bobo.
Sem querer provocar raiva e ódio, explico que docilidade e bondade demais, podem ser prejudiciais à saúde.
Estamos vivendo no Brasil, um momento muito grave, quanto ao abastecimento de água. Fontes e rios acabando, baixo índice pluviométrico, terra secando em lugares até então inimagináveis. Porém, nossos governantes continuam garantindo que não necessidade de racionamento e de uma ampla campanha educativa, além de obras que já deveriam ter sido realizadas principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Lembro-me de ter ouvido em algumas passeatas e manifestações, o  grito de ordem: “o povo não é bobo!”, referindo-se a certa emissora de televisão do país que tem os maiores índices de audiência do Brasil. Como se explica esta contradição? Não é bobo, mas assiste aos programas da emissora acusada pelos manifestantes.
Confuso! Muito confuso!
Quanto ao problema da seca, que era endêmico na região nordeste, e que agora passou a ser epidêmico, chegando ao sudeste e enraizando-se por outras paragens brasileiras. Continuamos a aceitar as explicações dos políticos que afirmam se tratar de uma questão pontual e passageira. Não se viu ainda uma tomada de posição séria! Até o momento, as medidas tomadas foram paleativas, não atingindo o cerne do problema.
O povo, não é bobo, mas acredita nas historinhas e promessas dos governantes!
O carnaval se aproxima e logo a seguir os feriados, que este ano, estão estrategicamente posicionados no calendário, proporcionando esticados finais de semana. Que maravilha!
Em 2016, o Brasil, irá sediar os Jogos Olímpicos, mesmo com toda a poluição da baía da Guanabara e lagoas, onde algumas modalidades esportivas serão realizadas. Enorme falta de infraestrutura nos hospitais e saneamento básico de péssima qualidade. Violência aumentando, sem que nossos policiais consigam dar conta de prender tanto bandido.
Apesar de tudo isso, o povo brasileiro continua rindo, feliz, alegre e hospitaleiro. O que será desta terra continental, após o final das Olimpíadas? Será, que nossa preocupação com água só deverá acontecer após 2016? A cidade do Rio de janeiro que sediará as competições,  irá hospedar milhares de turistas, que ficarão encantados com a nossa docilidade e carinho. Provavelmente, não sofrerão com a falta de água e nem cortes de energia elétrica, voltando para suas casas, encantados com o povo e com a beleza das nossas praias e mulheres. E nós, o que somos?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário