sábado, 22 de fevereiro de 2014

AMIGOS DA UCRÂNIA

         Queridos amigos da Ucrânia, estou aqui na América do Sul, mais precisamente no Brasil. Geograficamente estamos muito distantes. Meu país é muito quente, com temperaturas acima de 40 graus no verão. Eu particularmente nunca vi a neve, que imagino ser linda e que cobre de branco a sua pátria. Para vocês também deve ser estranho eu, viver num país de altas temperaturas. Porém, apesar das diferenças geográficas e ecológicas, temos ideais e idéias semelhantes. Queremos viver numa terra livre e democraticamente justa para com o seu povo. Não aceitamos imposições  e violências governamentais. Os brasileiros também são da luta e buscam sempre viver numa pátria livre.
Através da imprensa tenho acompanhado o que está acontecendo com vocês. Não sou um bom conhecedor de política internacional, mas sei que povo é povo, não importa em que terras viva. Queremos justiça, trabalho e pão. Lutamos por educação e saúde e podermos caminhar pelas nossas ruas com o sentimento de segurança e liberdade.
         Acredito no diálogo como uma forma evoluída de comunicação entre os homens. Repudio qualquer forma de violência e terrorismo, entendo que os campos de batalha tão cruéis, já não deveriam fazer parte do processo de democratização de um país.
         Aqui da minha casa na cidade do Rio de Janeiro, penso em todos os que estão pagando com suas vidas pela intransigência humana. Apesar de estarmos no século vinte e um e sermos considerados Homo sapiens sapiens ainda usamos meios violentos para encontrar a paz.
         O mundo não pode tolerar que homens e mulheres morram apenas por querer mudanças em sua pátria. A comunidade internacional precisa urgentemente usar de todos os esforços para que o diálogo seja aberto e a paz encontrada na Ucrânia.
         O mundo viu e sofreu com muitas guerras e já deveríamos ter aprendido que a vida humana é muito preciosa para ser interrompida de forma brutal.
         Amigos ucranienses, sei que sou apenas um homem na multidão de bilhões de outros que habitam o planeta Terra, mas quero que saibam que a minha voz grita por Paz.

 Que a Ucrâniabandeira da Ucrânia

“Ainda não se aniquilou a Ucrânia, nem sua glória, nem sua liberdade,
Ainda para nós, irmãos ucranianos, sorrirá o destino.
Evaporar-se-ão nossos inimigos, como orvalho sob o sol,
Tornaremo-nos soberanos, irmãos, em nossa terra.
Alma e corpo doaremos pela nossa liberdade,
E mostraremos, que nós, irmãos, somos da estirpe dos Cossacos!”


E o Brasil

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte”

Países de nobres origens, possam cantar seus hinos e hastearem suas bandeiras, lado a lado, anunciando para o mundo que a paz é possível!

Edison Borba

Um comentário: