sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

REFEIÇÕES INDIGESTAS

         Café da manhã, almoço e jantar; para cada momento das nossas refeições, existe um noticiário, com informações locais, nacionais e internacionais. Infelizmente é difícil ouvir notícias saborosas, a maioria das notas,  em noventa por cento são assustadoras. Não adianta mudar de canal, Bandeirantes, Globo, Record, SBT ou em qualquer outra emissora que seja exibido um telejornal, é indigestão na certa.
Assassinatos, greves, passeatas, ônibus incendiados, atropelamentos, violência e mais violência. Ações terroristas e guerras endêmicas e urbanas fazem-nos lembrar dos antigos jornais que eram considerados sanguinolentos (se fossem espremidos pingava sangue).
Às vezes os jornalistas servem-nos pequenos aperitivos e algumas sobremesas tentando adoçar nossas bocas. São notícias sobre o carnaval, futebol e outros sabores, que não conseguem  fazer-nos digerir as indigestas refeições servidas em grande quantidade.
Para a situação ficar mais grave, o cardápio não se modifica, diariamente é café amargo, pão amanhecido, manteiga rançosa e no almoço o arroz está grudento e o feijão além de ralo está salgado. A salada de maionese está contaminada. Quando chega a hora do jantar amargamos as sobras do dia. Diariamente corre-se o risco de indigestão.
Tudo isso acontece porque os cozinheiros são de péssima qualidade. Todos os responsáveis pela manutenção da cozinha brasileira fazem suas refeições em países estrangeiros. Alguns preferem mandar buscá-las, e dissimuladamente fingem ser cardápio nacional. Em suas salas refrigeradas, usando louça de porcelana, taças de cristal e talheres de prata, fartam-se com lagostas, caviar e crepes dos mais variados sabores. Deliciam-se com vinhos europeus e sobremesas feitas com chocolates da Suiça, ouvindo música e ignorando as notícias do país. Para eles, seca no nordeste, criminalidade, crise nos hospitais, ensino de má qualidade, dificuldades de locomoção, problemas no transporte coletivo são situações inimagináveis. Seus estômagos são por demais sensíveis para engolir tantos problemas, que o povo engula-os  e morra de indigestão.
Hoje, 6ª feira, 7 de fevereiro o café foi servido com a violência no centro do Rio de Janeiro, com destruição e vários feridos, incluindo um cinegrafista da emissora Bandeirantes, atingido por bomba enquanto trabalhava. Além deste prato, outros estão no “menu”: tiros, mortes, arrastão e violência. Hoje, os antiácidos deverão ser usados para engolir tantos pratos indigestos.

 

“Cinegrafista ferido em protesto no Rio perde parte da orelha e está em coma”

 


Vamos aguardar o almoço e o jantar!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário