quarta-feira, 25 de maio de 2016

CULTURA – ABRINDO ARQUIVOS.


 

Houve tempos, em que diversos atores e atrizes, promoviam durante as suas temporadas, sessões gratuitas ou a preços reduzidíssimos para professores e alunos da rede pública. Lembro-me de ter visto com meus alunos: “Um Violinista no Telhado”: “O Santo e Porca”; “Apareceu a Margarida”; “O Auto da Compadecida”; “A Filha da ...” entre outros espetáculos.

A grande Dama do Teatro, Marília Pera, foi uma das pessoas que propiciou a mim e a vários colegas e alunos o prazer de ir a um teatro. Em 2002, no Shopping da Gávea, eu e diversos alunos do Colégio Estadual Júlia Kubitschek, tivemos a honra de sermos recebidos por Marília que dirigia a peça “A Filha da ...”

Não posso afirmar se a Lei Rouanet já estava em vigor nos tempos do “Violinista no Telhado” no Teatro João Caetano (antes da reforma) e também dos outros espetáculos que vivi com meus alunos, mas que havia incentivo pelo teatro dentro das escolas eu posso afirmar.

Quais, entres estes atores e atrizes / cantores e cantoras, que estão fazendo alarde, já abriram espaço para crianças e adolescentes, alunos das escolas públicas pudessem ter o prazer de ter contato com a TAL CULTURA, que eles tanto defendem? Será que o que eles estão DEFENDENDO são os altos financiamentos recebidos? Por que além dos REAIS do povo, eles ainda cobram ingressos com preços ABSURDOS para o bolso do trabalhador?

ALGUÉM PODE ME EXPLICAR???

Edison Borba / Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário