segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A ARTE DE ENSINAR

 
 
Uma aula pode ser comparada a uma apresentação teatral, na qual o mestre (professor) transmite para a plateia (turma de alunos) um texto. A fala, a expressão corporal, a entonação vocal são atributos que associados à metodologia usada fará com que a plateia tenha mais ou menos participação na encenação. O conteúdo ou matéria, será apresentado conforme os espectadores, levando-se em conta, idade, nível de conhecimento, e experiência de vida. Quando o público ...é adulto (andragogia), o apresentador (professor) terá que lembrar da vivência que seus alunos trazem para a sala de aula, e usar este requisito como forma de incrementar a trama.
Mesmo quando o trabalho acontece com crianças, a arte de ensinar também tem que levar em conta os saberes da garotada, pois o espetáculo (aula) só acontece quando há efetivamente a participação da plateia.
Uma aula é uma obra de arte, que dura apenas o tempo de troca entre professor e alunos.
Não há como repetir da mesma forma, o mesmo assunto, MESMO que seja para a mesma turma. A palavra falada, uma vez liberada, não tem como retornar ao transmissor, portanto uma aula é como a uma sinfonia que a cada apresentação é acrescida de novos e sutis movimentos, numa interminável sequência de sons, muitos apenas perceptíveis pelos ouvidos mais sensíveis.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário