segunda-feira, 14 de novembro de 2016

O DESEJO DA ALUNA! UM CURIOSO FATO PEDAGÓGICO.


Ao iniciar o ano letivo em uma das diversas escolas onde atuei, numa turma de 5ª série, com meninos e meninas; durante a nossa apresentação e desejos para o ano que se iniciava, uma menina de olhos espertos e demonstrando uma grande vivacidade, falou para todos que o seu maior sonho era “virar gente” e que ela esperava que eu a ajudasse nessa caminhada.
“Virar gente!” – O que havia neste interessante pedido da esperta menina? Ess...
e desafio eu ainda não havia recebido. Tive que raciocinar rapidamente para entender o que havia naquele desejo.
Tratando-se de uma escola frequentada por crianças filhas de trabalhadores, provavelmente em sua casa a menina já teria ouvido de seus familiares, que era na escola que ela seria gente, isto é, cidadã, capaz de poder ascender na sociedade e ser respeitada. Deixar de sofrer preconceito e poder sonhar com o frequentar “outros” ambientes diferentes dos que sua família podia lhe oferecer.
Sem dúvida, o desafio foi passado por mim para toda a turma, todos nós, incluindo eu o professor, iríamos trabalhar e estudar muito para que no final do ano todos nós pudéssemos “ser gente”. Confesso que foi um ano diferente dos demais, revi minha programação de Ciências e trabalhamos duro.
No final daquele ano letivo eu toda a turma recebemos o diploma de “”gente”!
Edison
Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário