quinta-feira, 17 de novembro de 2016

TAPA NO VENTO – CASO PEDAGÓGICO


 
 
Conselho de classe das turmas do Ensino Médio de um colégio da rede pública estadual (RJ). Supervisores, Orientadores Educacionais, Professores e Alunos Representantes de Turma reunidos para a avaliação de um dos bimestres. Naquela época os Conselhos de Classe se dividiam em duas partes. Na primeira era permitida a participação dos alunos, quando se analisavam e discutiam assuntos gerais sobre a escola e as turmas, na segunda parte a...penas os Professores e demais autoridades escolares.
No decorrer das reflexões e análises sobre a escola e as turmas, os adultos, num determinado momento ignoraram a presença dos alunos e se perderam numa discussão sem fim. Eu também estava neste “bolo” e obviamente era um dos que elaborava mil e um pensamentos. Passados alguns minutos de falação, um aluno levantou o dedo e pediu acanhadamente para falar. Aos poucos os “pedagogos” de plantão foram se calando, quando o silêncio finalmente chegou, o aluno simplesmente falou: “ENQUANTO VOCÊS FICAM DANDO TAPA NO VENTO, NADA SE MODIFICA E NÓS CONTINUAMOS AGUARDANDO”.
Um silêncio profundo tomou conta da sala e eu até hoje penso sobre a inutilidade de dar tapas no vento e não colocar em prática as nossas vontades, direitos e sonhos!
 
Edison Borba

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