quinta-feira, 3 de novembro de 2016

EDUCAÇÃO É COISA SÉRIA!

 
Quando ouvimos falar em educação, imediatamente lembramos de escolas, currículos, matérias, disciplinas cursos, conteúdos, provas, profissionalização, leis, programas entre outros termos e questões pedagógicas. Tudo isto é importante, porém quando pensamos em educação não são apenas estes itens que estão em jogo; condições de sobrevivência, saúde, higiene, relacionamento familiar e social, meio ambiente, ética, moral e muitas outras questões precisam s...er tratadas, para que uma Nação possa crescer e ser respeitada.
O trabalho dos médicos aumenta na medida em que falta educação em um povo. Sem dúvida, que encontramos no meio do caminho a “falta de educação / humanização” dos políticos e autoridades cujos deveres não são cumpridos. Enquanto houver esgoto à céu aberto, haverá moscas, mosquitos, ratos e baratas e muita doença. Mas, também, enquanto não houver por parte da população a “educação” para não jogar lixo nas ruas, teremos um problema se somando ao outro. E neste pacote podemos incluir gravidez na adolescência, o consumo de drogas, as DSTs e tantos outros males que poderiam ser diminuídos caso houvesse maior preocupação em educar para o cotidiano. 

 Os estudiosos da educação, em particular os Pedagogos, em alguns casos não estão antenados para o mundo educacional do cotidiano, e se prendem apenas ao universo escolar, e esquecem de analisar, discutir e refletir sobre comportamentos como furar fila, jogar lixo no chão, colar na prova, falar mal de um colega na frente do outro ou não dar espaço para os mais velhos nos meios de transporte coletivo, depreciar companheiros de classe, ter atitudes preconceituosas entre outros “pequenos” atos que se transformam em “maus” hábitos.
Educar é muito mais que somar conteúdos é atuar no processo de modificação do comportamento dos seres humanos.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário