sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O COCÔ DO ELEFANTE!

 
Ao voltar com uma turma de alunos da 5ª série, de um passeio ao Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, fiz a tradicional pergunta para a turma: “o que vocês mais gostaram?”. Entre as diversas respostas, uma se destacou; um menino respondeu que foi o cocô do elefante. Em meio as risadas da garotada, continuei o questionamento sobre o cocô e o garotinho descreveu com detalhes o que ele havia visto.
Para não perder o impacto que a descrição havia causado aos d...
emais alunos, iniciei um questionamento sobre os diversos tipos de cocôs. Os de passarinho, os dos macacos, os dos leões e assim fomos descobrindo um universo, até então mantido em segredo.
Partindo do cocô, chegamos ao tipo de alimentos e dos alimentos ao aparelho digestivo e terminamos a aula com a turma descobrindo os mistérios da digestão.

 Algumas vezes, durante uma aula, o professor tem que saber conduzir o grupo aproveitando o que poderia escorregar para uma reprimenda ou então ser ignorado, colocando a participação do aluno como não pertinente, ou então aproveitamos e transformamos o que poderia ser grotesco em um assunto interessante.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário