terça-feira, 1 de novembro de 2016

QUADRO NEGRO e outros artifícios!


 
Lousa, quadro de giz, quadro negro, quadro verde, quadro branco, apagador, pincel marcador, canetas para quadros, cartolinas, álbum seriado, projetores de slides, filmes educativos, computadores, home theater, telas, telões, microfones, caixas de som e outros tantos objetos foram e são usados para tornar as aulas, palestras, seminários, simpósios, treinamentos, cursos e encontros pedagógicos mais atraentes, porém nenhum instrumento é mais efi...caz do que a figura do professor, palestrante, mestre ou orador.
A voz, o gestual, a clareza de pensamento, o conhecimento do conteúdo a ser apresentado, a empatia com o público e a simpatia para com os ouvintes são atributos que podem ajudar ou atrapalhar uma apresentação. E sem dúvida a voz – audível, agradável e a clareza das palavras associada ao pensamento / raciocínio lógico e compreensível para o público convidado.
Atenção: não adiante nada uma aparelhagem de última geração nas mãos de quem não reúne um mínimo de atributos para prender a atenção de um grupo, turma ou plateia.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário