quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL – o MAYARO

 
Cada dia torna-se mais necessário discutirmos com alunos de todas os níveis a importância da educação ambiental. Alunos são multiplicadores de informações, portanto todas as Unidades de Ensino, através de todas as disciplinas precisam fazer este trabalho de conscientização.
Com a chegada das chuvas de verão, aumenta o perigo da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que este ano vem trazendo mais um tipo de vírus – o MAYARO.
         
Primeiro, a dengue. Depois, a zika e a chikungunya. Se não bastassem essas doenças que deixam os brasileiros em estado de alerta, outro vírus vem agora dando sinais de preocupação até para cientistas. O vírus mayaro, identificado pela primeira vez em 1954, que existia, a princípio, em regiões silvestres aos redores da Amazônia, mas o desmatamento pode ser o responsável pela migração deste tipo vírus parta as cidades. O grande problema é que esse vírus, possivelmente, tenha se adaptado às novas condições.
Antes, era transmitido por mosquitos vetores silvestres e, agora, pode ser passado por mosquitos urbanos: o Aedes aegypti, principalmente. Se isso se confirmar, há muitas razões para se preocupar, uma vez que o Aedes está presente em todo o território nacional. O vírus provoca uma doença semelhante à chikungunya, conhecida como a FEBRE DO MAYARO.
Um bom tema para pesquisa: Por que o mosquito Aedes aegypti é capaz de transmitir tantas doenças?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário