domingo, 20 de novembro de 2016

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA - BRASIL


 
Dia 20 de novembro, em algumas cidades e estados brasileiros, reverencia-se o guerreiro Zumbi dos Palmares, o patrono da Consciência Negra no Brasil. Algumas manifestações são realizadas, para que a escravidão brasileira não seja esquecida e que as atitudes preconceituosas existentes até os dias de hoje, sejam denunciadas e punidas por severas Leis. Lembrar Zumbi, o guerreiro negro, é abrir espaço para se discutir e encontrar meios que consigam minimizar a discriminação que teima em existir em nosso país.
A discriminação racial no Brasil é uma ferida que não cicatriza, há sempre alguém para fazer sangrar e manter a chaga aberta.
Muito já avançamos, espaços foram abertos e respeito conquistado, porém ainda há muito o que fazer. Os percentuais continuam apontando para a situação de inferioridade do negro na sociedade brasileira. A luta é árdua, contínua e diária e tem que acontecer em diversos campos de batalha principalmente nas escolas, TODAS AS ESCOLAS.
A memória de Zumbi dos Palmares tem que continuar viva, lembrando todos os dias, a todos os cidadãos brasileiros, que o dia da Consciência Negra, não é só uma data no calendário, mas uma força que mantém acesa a chama da igualdade social.
Edison Borba
 
Informação técnica:
O Dia Nacional da Consciência Negra foi criado em 2003 e oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário