terça-feira, 14 de outubro de 2014

A MODERNA "MONA LISA"

A famosa obra de Leonardo da Vinci, pintada há muitos anos continua atraindo milhões de visitantes, que tentam entender o significado do quadro. Já houve época em que se questionou o gênero de quem foi retratado: seria realmente uma mulher?
Porém o que mais se questiona e analisa é o sorriso da Mona Lisa. Enigmática expressão facial, onde cada pessoa tem direito a uma interpretação.
Mona Lisa sorri de quem? Para quem? “Tá de deboche”? Tenta conquistar alguém? Está disfarçando algum segredo? E muitas outras questões podem ser imaginadas daquele suave sorriso, retratado pelas incríveis mãos de um dos maiores pintores da humanidade.
Ela continuará em Paris, no Museu do Louvre, atraindo e desafiando com aquele sorriso, codificado por Leonardo da Vince a todos que a visitarem.
Atualmente, na sociedade moderna, também existem muitos sorrisos do tipo “ML”. Está cada vez mais difícil identificá-los e cada vez mais eles     tornam-se enigmáticos. É complexo saber se quem sorri está feliz, triste, raivoso, satirizando ou realmente distribuindo através deste gesto, amor e carinho.
São tantas as caras e bocas, que a naturalidade deu lugar para máscaras faciais, usadas conforme a necessidade ou o interesse de quem exibe o “sorriso”(???!!!). Há também a questão das cirurgias para rejuvenescimento facial, as aplicações de botox e outros produtos, que tornam os rostos enrijecidos e sem naturalidade.
Na escala animal, o homem é o único que desenvolveu esta condição: através da contração muscular facial expressa sentimentos. Porém, a nova forma de viver está colocando em risco a verdadeira função de um sorriso.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário