sábado, 25 de outubro de 2014

UM ESPECIAL DOMINGO!

Hoje, dia 26 de outubro, primavera de 2014, é um especial domingo no Brasil. Hoje, exatamente hoje, todos os brasileiros nativos e aqueles que adotaram esta Nação, irão às urnas para escolherem democraticamente os seus governantes de estado e o presidente. Hoje é definitivo, o que for deliberado neste domingo irá se estender por quatro anos, ou seja, mil quatrocentos e sessenta dias.

Muito antes do Senhor Cabral, chegar em  terras brasileiras, este território já exista, possuía um povo dividido em grupos, com suas próprias regras de sobrevivência. Os europeus trouxeram novos hábitos, leis e de forma muito pouco democrática, se instalaram. O tempo passou e a conquista desta nova democracia foi bastante complicada.
O Brasil teve experiências com diversas formas de governo como império, ditadura civil e militar, além de outras estruturas políticas. Os brasileiros deveriam ter chegado em 2014, com uma bagagem repleta de conhecimentos e  amadurecidos politicamente.  
Às vezes, temos a impressão que os mártires da nossa História não conseguiram nos ensinar a escolher nosso sistema político, ou políticos para o nosso sistema.
Desde Tiradentes, até os que enfrentaram os difíceis anos trinta e os que morreram durante o governo militar temos errado como eleitores. Erramos de tal maneira que tivemos que expulsar um presidente eleito democraticamente, para depois perdoá-lo e fazê-lo senador.
Reelegemos homens, que demonstraram que suas convicções só serviram por quatro anos. Quando receberam do povo mais uma rodada de governo, enfiaram os pés pelas mãos e deixaram claro que reeleição no Brasil é um caso a ser pensado, analisado, discutido e decidido pelos trabalhadores.
Os dias que se seguirem a este domingo, passada a ressaca da eleição, os cidadãos começarão a perceber se a escolha através do voto livre e personalizado valeu a pena.
Somos uma nação jovem se nos compararmos com a Europa,  portanto, ainda com muito o que aprender. Infelizmente, temos tido um comportamento de aluno vadio, só aprendemos “coisas” ruins, estamos sempre repetindo o ano e não conseguimos fazer as lições de casa de forma conveniente.
A partir do dia 27 de outubro, novos alunos estarão ocupando os bancos escolares da política, a população brasileira, aguarda que desta vez, os exercícios sejam executados corretamente e que não haja gazeta às aulas, irresponsabilidade com as lições e que possamos “passar de ano” democraticamente, sem precisarmos ficar em recuperação.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário