quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIAS DE PROFESSOR

Quinze de outubro ficou oficializado como sendo o dia do Mestre ou do Professor. Atualmente esses dois termos estão sendo substituídos por:  Profissionais da Educação ou então “Tia”. Sinceramente não sei se me agradam esses dois últimos rótulos. Reconheço que Profissional da Educação é um termo abrangente e mais democrático. Nele estão incluídos, todos os que labutam com a educação: professores, funcionários, merendeiras, gestores, supervisores e coordenadores entre outros.
Quanto à “Tia”, é complicado aceitar esse grau de parentesco.  Porém, não devemos desmerecer esse carinhoso tratamento, que nos é dispensado. A garotada ao usá-lo não diminui o valor profissional do professor. Obrigado!
Sou professor! Sou profissional cuja  função é trabalhar com um conteúdo específico e com um processo educativo abrangente. Tenho um juramento a cumprir e, lembro dele todos os dias. Pertenço ao grupo de profissionais da educação, porém eu tenho uma tarefa claramente determinada dentro deste grupo.
Sou Professor! Tenho a honra de ostentar esse título. Sou um profissional indispensável para a melhoria da qualidade de vida de meu país. Uso a inteligência e a fala para estabelecer contato com meus alunos. Diariamente, busco alternativas diferentes para que as minhas explicações possam ser compreendidas por todos os que me ouvem. Estou acima dos computadores e de todos os outros instrumentos, que obviamente, uso para facilitar a transmissão de conteúdos. Mas, o que acontece em minhas classes, é algo que as máquinas não conseguem dar e nem fazer: diálogo, afeto, carinho, atenção, paciência e capacidade de me diversificar e ser muitos sendo apenas um.
Meus dias são longos. Minhas tarefas se estendem para além das salas de aula e dos colégios onde leciono. Preocupo-me se meus alunos não conseguem bons resultados. Alegro-me e vibro com o sucesso de cada um deles. Tenho que ter muita sensibilidade para não lhes tirar a capacidade de sonhar.  Preciso estar alerta para acompanhá-los e guiá-los pelos intrincados caminhos da aprendizagem. Tenho medo de perdê-los para as drogas e outros perigos que rondam as nossas classes.
Dias de professor são sempre ricos em emoção!
Nossos relacionamentos são instáveis. Mas nossa amizade é  verdadeira. Nas salas de aula, acontece o encontro de gerações. Ensinamos e aprendemos todos os dias. Nas nossas divergências aprimoramos conhecimentos e consolidamos o respeito e a amizade. Ajudamos a formar cidadãos e os alunos nos ajudam a confirmar nossa cidadania.
Os dias de professor são repletos de dúvidas. Será que todos entenderam? O que fazer com os que estão em dificuldades? Como voltar a abordar este assunto?
Nosso trabalho só é percebido com o passar dos anos. Trabalhamos com crianças e jovens e temos que esperar anos para vê-los adultos. A cada ano eles voam para longe e os perdemos de vista.  E novas dúvidas repletas de saudade, nos fazem lembrar  alguns e esquecer outros. Como estarão? Será que meus ensinamentos os ajudaram?
Profissão misteriosa. Cada dia é um novo dia. Cada turma é uma nova turma e cada aluno, um enigma a ser decifrado.
Dias de professor são dias de plantar e esperar para colher. Dias de professor são dias de luta e principalmente de esperança de que  essa Terra, consiga despertar para a importância da educação e de todos aqueles que, diariamente, lutam pela  melhoria da qualidade de vida da população brasileira.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário