segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O DIA DEPOIS DE ONTEM

Ontem, 12 de outubro, comemorou-se o DIA DA CRIANÇA. As lojas de artigos infantis estiveram lotadas com adultos  comprando os mais variados presentes, tudo com a intenção de agradar os pequeninos. Na televisão, diversos programas foram dedicados ao dia doze de outubro. Festa, música, alegria, presentes, lembranças, abraços, homenagens e promessas de que as nossas crianças, criaturas que têm a responsabilidade de garantir que o mundo seja melhor do que é agora, tenham seus direitos respeitados.


Brinquedos, saúde, folguedos, educação, balas, livros, bolas, proteção, alimentação, carinho e amor devem fazer parte do mundo infantil.
O dia de ontem, durante os festejos, muito de prometeu, porém hoje, o dia depois de ontem, continuamos a viver no mundo real. As fadas e os duendes voltaram para o mundo da fantasia e a realidade não é tão bonita como nas histórias encantadas.
Não existem príncipes, que lutam para salvar nossas crianças do trabalho explorador em carvoarias, garimpo, canaviais ou vendendo doces nos sinais de tráfego. Muitas, não encontram casinhas feitas de doces, sua vida é feita de arroz, feijão e pão. Nada de guloseimas distribuídas por doces velhinhas. Não existe varinha mágica capaz de transformar um menino de madeira em uma criança inteligente e capaz de aprender a ler e a escrever.
Neste mundo, as escolas são feias, com paredes sujas e professores cansados. Muitos alunos andam quilômetros para chegarem até suas unidades de ensino. Pés no chão ou com velhas sandálias, alguns têm a sorte de viajar em ônibus velhos ou então em boleias de caminhões, arriscando a vida a cada curva da estrada.
Os que ficam doentes precisam aguardar horas nas filas dos hospitais, no colo de seus familiares que imploram para receber atendimento. Como devem estar, hoje,  os brinquedos recebidos ontem? A vida continua e para que ela seja realmente bem vivida é necessário amor, que se traduz em carinho, atenção, e respeito.
Enquanto nossas crianças continuarem a ter o abandono como presente para os dias após o dia 12 de outubro, não há muito  que comemorar. Porém, sempre existe esperança de que o mundo se volte para a infância, em todos os continentes, e que possamos comemorar todos os 365 dias do ano, como DIA da criança.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário