sábado, 18 de outubro de 2014

É VERÃO! TODOS, VERÃO!

Dia 19 de outubro, começa oficialmente no Brasil o horário de verão, que irá se arrastar até fevereiro de 2015.
Há anos essa medida vem sendo seguida, com finalidade de economizar energia. Apesar de todas as controvérsias existentes sobre o assunto, todos,  verão que este  é o anúncio avisa que já é verão, mesmo na primavera.
Nas redações dos jornais e emissoras de rádio e televisão, profissionais do jornalismo estão revirando as gavetas buscando as antigas e tradicionais reportagens e perguntas que novamente farão aos entrevistados. Desde que se criou este horário, que jornalistas, repórteres e fotógrafos realizam as mesmas matérias.
A mais repetida pergunta “o que você vai fazer com a hora a mais, que ganhamos no primeiro dia deste novo horário?”.
A resposta mais ouvida (pelo menos aqui no Rio de Janeiro) é: “vou à praia”. Portanto, haverá superlotação nas praias no RJ!
Em segundo lugar está: “vou para um barzinho curtir com os amigos”, logo os donos de bares, botecos, restaurantes e afins estão se preparando para um superfaturamento.
E assim, os anos passam e as perguntas e respostas se repetem numa ladainha, em que as rezas são as mesmas.
Não estou menosprezando o trabalho dos companheiros de imprensa, pessoas a quem admiro, mas chega a ser engraçado. A maioria das matérias jornalísticas,  acontecem na zona sul da cidade. Nunca um repórter irá até o bairro de Inhaúma, onde eu nasci, ou ao município de Queimados, para saber o que os moradores destas localidades farão com a sua “hora a menos”, quando colocarem seus relógios para despertarem  mais cedo.
Ir à praia? Onde? Como?
Talvez neste ano, os  jornalistas pudessem tentar novidades, usarem a criatividade, inovarem nas reportagens e abandonarem às futilidades para informar à população, o que fazer nos primeiros dias de mudanças orgânicas.
Adiantar o relógio é fácil, mas o nosso organismo necessita de tempo para estabelecer novas regras fisiológicas.
Fica a sugestão: orientar principalmente as crianças e idosos.
Sair mais cedo para a escola e o trabalho, sair mais cedo da escola e do trabalho, não significa que dormiremos mais cedo. Há que se dar ao cérebro um tempo de adaptação, o que não acontece em poucas horas. É verão e será que haverá alguma novidade nas matérias jornalísticas?
Será que além das praias e bares, o povão fará outra coisa?
Será que haverá entrevistas entre os operários, que chegarão uma hora mais cedo em seus trabalhos?
Como as famílias devem se comportar para tirar seus filhos da cama uma hora mais cedo, para não perderem as aulas?
Será que médicos e pesquisadores da área de saúde serão convidados a orientar a massa trabalhadora e as famílias a cuidar de sua saúde, neste novo horário?
Será que tudo continuará na mesma?
Todos, verão mudanças, ou verão apenas a chegada de um novo verão?
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário