sexta-feira, 17 de outubro de 2014

LÁ - UM LUGAR DIFÍCIL, DE SE ENCONTRAR!

Foi aos oito anos, na classe primária da escola em que eu cursava a segunda série, que ouvi pela primeira vez, essa observação.

A professora da turma, ao corrigir um exercício, que eu não conseguia acertar, delicadamente, querendo me incentivar, falou: “-Tente mais uma vez. Você vai conseguir. Você vai chegar lá!”

Sem entender claramente o que significava aquele apelo, tentei e errei mais uma vez.

O tempo passou e já adolescente, decepcionado por não ter conseguido uma vaga numa primeira tentativa de trabalho, ouvi de meu pai: “Filho, não desanime, você um dia chega lá!”

Dessa vez, não consegui saber onde ficava o lá.

Onde seria esse lugar? O que fazer para chegar lá?

Após muitas caminhadas, pela cidade, seguindo roteiros de anúncios em jornal, consegui trabalho com a carteira assinada.

Trabalho encontrado. Resolvo, então, estudar à noite e prestar vestibular.

Dias cansativos e noites mal dormidas. Olhos vermelhos pelas horas de estudo e na primeira tentativa, decepção. Diante do fracasso, ouvi de minha mãe, novamente a observação: “- Filho, não desanime: um dia você chega lá!”

Confesso que dessa vez chorei! Chorei bastante. E mais uma vez fiquei perdido diante das dificuldades que ainda teria que enfrentar para um dia chegar ao desconhecido - lá.

Como um menino perdido, eu novamente encontrava-me sem saber o que fazer para chegar a esse jardim das maravilhas. A terra prometida onde jorra leite e mel e a felicidade  constante.

Após algumas tentativas consegui o diploma. Com o certificado profissional em mãos, acreditei que chegar lá, seria mais fácil. Quem sabe o lá não é aqui? Pensei inocentemente. Agora eu tenho o passaporte e poderei transpor as barreiras da terra do lá.

Concursos, recusas, portas fechadas, currículos enviados e meus amigos sempre tentando me ajudar repetiam constantemente: “Calma, um dia você irá chegar lá!”

Consegui um emprego para executar tarefas não muito compatíveis com meus aprendizados, mas era um caminho para eu conseguir chegar lá.

Os anos passaram e deixei de pensar no lá. A questão era ser feliz aqui e agora. E foi com essa nova proposta, que encontrei a pessoa que me despertou uma grande paixão. Surgiu em mim um novo sentimento e acreditei que chegar lá seria uma tarefa a ser conseguida em parceria. Não era uma estrada para se seguir sozinho. Finalmente havia descoberto a maneira de chegar lá. Porém, paixão e amor só existem se acontecer nas duas margens do rio. Mais uma vez ouvi um não. E chegar lá, tornou-se impossível!

Envergonhado e não querendo ouvir novamente a tão conhecida observação: “-Tente outra vez. Tente novamente que você vai chegar lá”, chorei sozinho, chorei baixinho. E mais uma vez perdido em meus pensamentos, não conseguia entender onde ficava e como se deveria proceder para chegar lá!

Hoje, sob o peso da idade, sou um homem que consegui desvendar o mistério.

Lá não é um ponto distante no horizonte. Lá existe para nos provocar a vontade de alcançar os sonhos. Percebi que o lá está dentro de nós. O lá é aqui. O lá acontece agora. Nunca iremos chegar lá porque já estamos vivendo nele.

É tão simples! É tão fácil! E ao mesmo tempo tão complexo!

Lá não é um lugar difícil para se chegar, lá é um lugar difícil de se estar.

Edison Borba                                                                                 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário