sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

COVARDIA!


 
Quando assisto à propaganda do governo referindo-se à “reforma do ensino médio” sou acometido por uma mistura de sentimentos que vai da raiva à vontade de chorar.  Gastaram milhões de reais para montar um propaganda enganosa. Fico lembrando do Brasil rural, do Brasil da pequenas cidades, locais em que as crianças e jovens caminham léguas para chegar a escola. Mas também lembro-me dos meus alunos aqui do Rio de Janeiro e das lutas travadas para que haja menos alunos nas classes e professor para cobrir toda a grade curricular e que as escolas tenham um mínimo de conforto e materiais para que cada professor possa exercer as suas funções adequadamente.
É covardia divulgar uma farsa!
Não é a primeira vez que escrevo sobre esta situação. Reformamos o que existe, para melhorar o que já era razoavelmente bom. Mas, reformar o que não existe? Só pode ser pegadinha!
Onde estão os professores que irão atender as necessidades dos jovens? Onde estão as escolas aparelhadas para o ensino profissionalizante?
Em tempo: nos anos 70 lecionei numa num Colégio da rede estadual, bairro nobre da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, com formação de ensino Médio Profissionalizante na área de “Técnico de Laboratório Clínico”.
Laboratório clínico? Laboratório? Clínico?
Eu e meus colegas passamos anos usando a voz, o cuspe e o giz e nada mais que isso.
Diplomas? Sim, eles foram emitidos!
Covardia!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário