domingo, 11 de dezembro de 2016

NOTÍCIA TRISTE




Uma das situações mais difíceis para um professor é ter que informar a um aluno, sobre a morte de algum familiar, e quando se trata da própria mãe, a situação torna-se assustadora. Conviver com este tipo de situação, não faz parte do currículo escolar das Universidades. Sem dúvida o acúmulo de conhecimentos nas diversas áreas do saber como a Filosofia, a Sociologia, a História ou qualquer outra disciplina é que nos dará subsídios pa...
ra enfrentar este complicado problema.
Esta foi uma das tarefas que eu tive que cumprir; comunicar a uma aluna a morte de sua mãe. Adolescente da primeira série do Ensino Médio, 1º turno. Durante o horário de aulas a escola recebeu a triste informação através de um parente que compareceu ao Colégio, e nos pediu para darmos a notícia à menina antes que ele a levasse para casa.
Os minutos que antecederam ao meu encontro com a aluna, foram difíceis e me deixaram sob uma intensa pressão. Como contar para ela a trágica notícia? Como explicar, que a pessoa que havia lhe servido o café pela manhã havia morrido?
Essas e outras questões borbulhavam na minha cabeça e eu pude chegar até a aluna graças a ajuda de vários companheiros de trabalho, que ao saberem da situação vieram para me auxiliar. Não sei contar exatamente como tudo aconteceu, apenas lembro de um longo abraço. Das lágrimas. De algumas palavras de consolo e da menina saindo do colégio amparada pelo tio, e da grande dor que tomou conta de mim.
Escola é um local de muitas e múltiplas emoções! Alegrias e tristezas que se misturam num só dia, por este motivo é que educação se faz em conjunto, como uma grande rede onde todos juntos colaboram para o sucesso das atividades de cada dia.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário