sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

MEDO DE SER CRIANÇA!


 

O mundo das crianças não é construído apenas de fantasias povoadas de fadas, príncipes, heróis e magia. Nele também existem as experiências emocionais, que precisam ser observadas como um vestibular para o mundo dos adultos.

O que se passa na cabeça de uma criança, quando recebe “não” como resposta? Como fica o seu coração quando os adultos não conseguem dar a devida atenção sobre as novidades ocorridas na escola? O que “fazer” para uma criança entender às regras da casa? Como agir quando uma criança sente necessidade de ficar calada e não responde às nossas indagações?

Se pudéssemos ser criança de novo, o que gostaríamos de lembrar? Se nós pudéssemos voltar a ter um corpo de menino ou menina, e a consciência adulta, o que pensaríamos em fazer?

Ser criança de novo, poder sorrir sem motivo, correr desabaladamente pela casa, pular corda, sonhar de olhos abertos e acreditar em gnomos sem preocupações com horários, agendas, pagamentos e responsabilidades.

O perigo de voltar a ser criança é descobrir que os adultos vivem procurando a felicidade. Compram e pagam caro pelo lazer. Não possuem a verdadeira liberdade. Tem pesados encargos. Riem pouco e suspiram muito. Não se contentam com uma estrelinha, vivem tentando possuir o universo. Dormem a acordam na expectativa do dia seguinte. São desconfiados e não curiosos. Discutem por bobagens. Sonham com o improvável. Não gostam de sorvete derretendo. Vivem preocupados com a opinião dos outros. Irritam-se com facilidade. Têm medo do ridículo, do vento, e serem considerados, “crianças”, porque para muitos adultos, ser criança é ser tolo.

Edison Borba

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário