segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

'TÔ” DE DIETA

 
Posso até estar exagerando, mas uma das observações que eu mais ouvi este ano que termina, foi: “TÔ DE DIETA!”
Nunca tanta gente repetiu este texto; mulheres na maioria, homens e até jovens e crianças. Faz algum tempo, que “dieta” quando recomendada era por médico especializado para tratar de pessoas com quadros específicos de doenças como diabetes ou hipertensão. O tempo passou e a tal dieta ficou banalizada e hoje tem de tudo “pra” todo mundo. Tem dieta da lua...
, do sol, a verde, a colorida, a da carne a sem carne, dos carboidratos e até a da água e a do ar. Pasmem! Tem maluco dizendo em programa de TV que só se alimenta de ar.

 Tudo bem! Creio que devemos buscar sempre a nossa saúde física, fisiológica e a mental. Sem o equilíbrio entre esses três elementos e sobre eles a saúde espiritual, corremos risco de perdermos o bem maior dado por Deus, a vida. Porém, precisamos ter, parcimônia, inteligência e um pouquinho de esperteza. Tenho observado que algumas dietas vem acompanhadas da substituição de alimentos por produtos químicos. São substâncias que prometem dar ao indivíduo proteínas, carboidratos, aminoácidos entre outras substâncias contidas nos alimentos diretamente ao corpo, para facilitar a sua absorção, gerando com mais rapidez músculos fortes e saudáveis (??!!).
Como estudioso de Biologia, tenho “cá” as minhas preocupações. Espero que os corpos que hoje se mostram aparentemente saudáveis, não venham a desmoronar, deixando claro que o alicerce para uma boa saúde está no feijão, no arroz, no colorido das verduras e legumes e numa pitada de proteínas das carnes, tudo acompanhado por uma vida regada a um bom sono e boas atitudes comportamentais.
Ah! Não esquecer de colocar no prato, menos vaidade e mais inteligência!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário