sábado, 10 de dezembro de 2016

QUAL SERÁ A SUA RESPOSTA?

 
VALE A PENA LER E REFLETIR!
 
Eu ainda carrego comigo, uma questão que ficou mal resolvida, na minha vida de profissional como professor. Fato acontecido no primeiro dia de aula numa turma de 5ª série, de uma Escola Municipal (RJ).
Primeira turma, primeiro dia, escola nova. Alunos (crianças) frente à frente com o Professor de Ciências, (eu), que planejei iniciar o período estimulando a garotada para a importância dos estudos. Porém, log...
o no início do encontro, após a minha apresentação, um garotinho levantou o dedo e deixou escapar uma pergunta fatídica: “professor, pra que serve EU estudar?”
“Pra que serve EU estudar?” - Olhei para o menino e me dei conta que nada do que eu lhe dissesse como: estudar para ser um bom cidadão; para ter um bom emprego; para ganhar dinheiro ou para ... iria satisfazer a sua curiosidade.
“Pra que serve EU estudar?” – O menino e a turma aguardavam a minha resposta. O que dizer para eles? Talvez usar um exemplo, estudar para ser igual a .... Quem? Ao pai? Ao professor? Algum herói?
“Pra que serve EU estudar?” – Uma pergunta de difícil resposta para uma criança da 5ª série de uma escola brasileira.
Claro que eu respondi, puxando a pergunta para as Ciências Naturais e diversas explicações foram distribuídas para o grupo: estudar para conhecer as plantas e os animais; saber mais sobre o mundo; sobre o planeta; corpo humano e outras tantas saídas que o mundo das Ciências pode oferecer.
Mas, não foi esta a pergunta que eu recebi. A simples e inocente questão trouxe em sua bagagem reflexões filosóficas sobre sobrevivência. O menino estava cobrando algo bem mais profundo do que eu pude lhe oferecer como resposta.
Até hoje, eu continuo sem ter uma resposta satisfatória:
“Pra que serve EU estudar?”.
Por incrível que pareça com o passar dos anos, responder esta questão no Brasil ficou extremamente mais complexo!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário