quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

UMA MULHER ALÉM DO TEMPO!


Hilda de Freitas Borba, ou simplesmente Dona Zefa.
*08 de Dezembro de 1915 / *07 de Abril de 1982
 

 Minha mãe, conhecida como Dona Zefa foi uma líder nata. Nos anos 40 e 50 ela já discutia questões sobre a liberação feminina e não admitia que nenhuma de suas amigas casadas sofressem qualquer tipo de agressão pelos companheiros ou maridos....

Dona de uma grande facilidade de comunicação ela, que aprendeu a ler ouvindo pelo lado de fora da sala de aula, os ensinamentos de uma professora que permitia a sua presença pela janela. Por não ser registrada, ela não podia ser matriculada em nenhuma escola. Filha mais nova entre quinze irmãos, Zefa aprendeu a se virar sozinha. Chegou ao Rio de Janeiro adolescente após, sua mãe e irmãos cruzarem cidades como Cachoeira de Itapemirim e Vitória (ES).
Aqui, ela se registou como Hilda (nome que ela mesma escolheu), pois até então era conhecida por Josefa, nome recebido na pia batismal.
Trabalhou como operária na fábrica de chapinha e na fábrica de tecidos Nova América, de onde saiu para casar. Importante lembrar que ela casou apenas no civil, pois optou não gastar dinheiro comprando vestido de noiva e nem fazendo festa. Com esta economia ela e seu noivo Oswaldo, construíram uma pequena casa para viverem após o casamento.
Lavou muita roupa no tanque, usando sabão em barra e anil para ajudar seu marido, sempre cantando o repertório de Dalva de Oliveira, de quem era fã e defensora.
Amava a vida, os livros e a arte! Era alegre, gostava de rir e fazer rir! Estimulou cada filho e todos que a procuravam a estudar, ler, aprender e lutar pelos seus sonhos.
Guerreira respeitada por todos os vizinhos e amigos. Lutadora pela justiça e igualdade social!
Eu e meu irmãos nos orgulhamos de sermos filhos da Dona Zefa!

Atenção nova geração, orgulhem-se desta mulher, ela fez história!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário