segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

INSPIRADO POR CLARICE


 
No universo de Clarice Lispector, uma frase me chama a atenção e me provoca e me faz refletir:

“O QUE EU FIZ, APENAS, FOI IR ME OBEDECENDO”.
Normalmente vivemos seguindo ordens, como: pare, siga, sorria, assine, silencie, fale entre tantas outras que nos são passadas direta ou subliminarmente, que nem percebemos o quanto obedientes somos. ...

Quando Clarice afirma que o que ela apenas fez foi se obedecer, isto é, ela seguiu seus instintos, vontades, sonhos e desejos provavelmente contrariando o mundo que a cercava, causa em mim certo espanto. É necessário muita coragem para seguir um caminho de obediência própria. Esta questão poderá “soar” como sendo teimosia, quando na realidade quando nos obedecemos, não necessariamente estamos contrariando outros, apenas seguimos aquilo que nos agrada e que consideramos certo e que nos dará prazer.
Pensei, sobre as vezes que “eu me obedeci” e percebi que não foram tantas quantas eu gostaria que tivessem sido. Mais vezes desisti, mudei, modifiquei o meu “plano de viagem” para não chocar o meu “navio” contra os rochedos sociais.
Clarice, como sempre, instigando nossos pensamentos e nos levando a refletir, mexer em feridas e nos obrigando a enfrentar a própria dor.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário