sábado, 9 de agosto de 2014

CONSCIÊNCIA

          Palavra usada em diversas situações, como: “você não tem consciência”; “põem  a mão na consciência”: “você está com peso na consciência”; “faça um exame de consciência” além de outras observações, que tratam a consciência como algo concreto, capaz de ser pesado, medido e tocado.
Mas o que é consciência?
Será  a capacidade de termos contato com a realidade, isto é, saber o que se está fazendo de certo ou errado? Ter consciência é ter verdadeiramente certeza das ações realizadas? Sendo assim, como deve ser a consciência daqueles que possuem estudos, leituras, diplomas e são considerados pessoas esclarecidas e mesmo assim agem de forma maldosa, fria, calculando milimetricamente suas ações e através delas prejudicam milhares de pessoas?
Qual seria o resultado do exame de consciências da maioria dos nossos políticos? Que nota eles receberiam após o exame? Quanto ao peso, se for calculado pelo que fazem de errado, não haverá balança capaz de medir os quilos que eles carregam na cabeça!
Quanto à por a mão na consciência, esse é um ato que eles nunca fizeram e nunca farão, porque têm medo de ficar com tanta sujeira entre os dedos que não haverá sabão e perfume capaz de desinfetá-las!
Creio que a condição de “não ter consciência”, é algo não verdadeiro. Todos os seres humanos a possuem, a grande questão é a forma pela qual ela é usada. Por exemplo, Irmã Dulce, a freirinha nordestina que acolhia pobres e doentes com amor e carinho, é um grande exemplo de consciência solidária. Felizmente, existem no mundo muitas pessoas que também agem de forma semelhante. A solidariedade, a afetividade, o amor, a preocupação com o bem estar do próximo, a amizade desinteressada e, tantas outras formas de demonstrar o bem, nos dá a certeza e, deixa claro, que ainda existem muitas pessoas que possuem consciência de que  harmonia  entre os povos é o melhor caminho para a grande organização de uma consciência universal, capaz de trazer a paz para a humanidade.
Eu acredito!
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário