sábado, 9 de agosto de 2014

PAPAI OU SIMPLESMENTE: PAI!

           Os dicionários informam que a palavra pai é derivada do latim pater, homem que deu origem a outro. Para as religiões é o criador de todas as criaturas, o responsável por tudo que há na terra e no universo, é a primeira pessoa da Santíssima Trindade.
Papai é o tratamento carinhoso que os filhos dão ao pai. Uma forma de reforçar a paternidade, pai duas vezes, o que um dia será avô.
Para reverenciar essa figura, foi criado o Dia dos Pais, aqui no Brasil comemorado no segundo domingo de agosto, ou o Dia do Pai, comemorado em Portugal, no dia 19 de março. Nos diversos países essa data muda, atendendo as conveniências de cada povo. Quanto a sua origem, existem diversas histórias, desde a Babilônia, há mais de quatro mil anos entre tantas outras espalhadas pelo mundo. No Brasil, foi comemorada pela primeira vez no ano de 1953. Mesmo com questionamentos, se foi criada para aumentar as vendas e ajudar o comércio a faturar mais, o que importa, é que nesse dia, nossos olhos e corações, se voltam para uma figura, muito importante no desenvolvimento humano.
No reino animal, pai é provedor. O que vai a luta, caça e mantém a sua prole. Defende territórios garantindo a união do seu grupo. Ações instintivas para a sobrevivência das espécies.
Entre os humanos, ser pai é ir além da manutenção e alimentação da família. Envolve sentimentos, relacionamentos, atitudes, afeto, dores, carinho, alegrias, tristezas, compreensão, equilíbrio, firmeza e a capacidade de amar nas mais complicadas situações.
Pai não precisa ser herói. Basta ser homem e dar bons exemplos. Paternidade é um sentimento difícil, porque brota de fora para dentro. Enquanto a mulher carrega o filho em sua barriga, durante meses, sentindo a cada dia a presença de um ser. Nas suas entranhas germina uma criança fazendo crescer em seu coração o sentimento de maternidade. O homem precisará ser informado da existência de um“possível” filho, proveniente de relações, que nem sempre envolveu amor.
O sentimento de paternidade constrói-se aos poucos. Mesmo nos casos em que o filho foi gerado por prazer e até planejamento, mesmo assim, é algo que está acontecendo fora do seu organismo.
O homem precisa de tempo para absorver, interiorizar e se envolver com a situação. Como amar alguém sem conhecer?Como gostar de "algo" cuja existência irá alterar o curso de sua vida? O homem espera assustado, a chegada de um ser com quem terá que manter relacionamento eterno. Para as mulheres, esse convívio já existe desde a presença do zigoto em sua trompa de Falópio. Mesmo sem saber da gravidez, seus hormônios a fazem mãe.
Portanto, a formação de bons homens “pais” vai depender muito da educação. Enquanto prevalecer na sociedade comportamento machista, onde sexo e amor não caminham juntos e a troca de pares for estimulada, precisaremos de leis para obrigar homens a assumir filhos. Vamos necessitar de exames de DNA. Por este motivo, o dia dos pais se torna tão necessário.
Em qualquer nação ou em qualquer língua: patre, papà, daa, pappie, pére, baba, father, dad, tatah, patro, isa, tatay, heit, papi, abba, apu, babu entre outras a figura paterna é sempre a mesma, um homem de quem carregamos no corpo parte da sua maior herança, a genética..
Precisamos enaltecer a figura dos homens pais. Comemorar. Festejar. Apresentar bons exemplos. Transformar em orgulho o fato de um simples mortal, poder ser comparado ao PAI de todos os PAIS, aquele que deu sua vida no maior exemplo de amor aos seus filhos.
Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário