sábado, 9 de agosto de 2014

O BICHO HOMEM

        O principal causador do desequilíbrio ecológico na Terra, é o homem. Animal racional da espécie Homo sapiens, ele altera o sinergia do meio ambiente, por divertimento, vaidade, ambição e por ignorância.

Existem pessoas que não percebem que somos parte do planeta e que nossa existência está interligada e, dependente, de todos os outros seres vivos que habitam nele. Diariamente os homens causam desequilíbrio ecológico, alternando o funcionamento de ecossistemas, atuando de forma nociva em seu funcionamento. Nós seres humanos através de interferência destrutiva, como: queimadas, pesca sem controle, urbanização descontrolada, falta de usinas para o reaproveitamento do lixo, destruição de florestas, alteração no curso de rios, poluição dos mares, rios, lagoas e oceanos estamos caminhando para um caos ecológico, de difícil controle.


Tudo isso, faz aumentar os grandes desastres ambientais, como furacões, tempestades, secas,  maremotos, e outros movimentos do ambiente que tenta se reequilibrar.  A natureza responde aos ataques humanos, buscando manter  a sua estabilidade, e as suas respostas ao ataque do Homo sapiens nem sempre são amenas.

Vivemos uma discrepância comportamental,  produzimos tecnologia avançada, criamos antídotos para doenças graves, filosofamos sobre as mais diferentes questões sociais e, paralelamente não conseguimos conscientizar as mais variadas camadas sociais para a importância da manutenção do equilíbrio ambiental.

As guerras, os bombardeios,  o uso de armas que destroem cidades e tiram vidas humanas, também destroem ecossistemas que terão  grande dificuldade de recuperação.

Os países pouco desenvolvidos convivem com a miséria e a pouca educação, dois fatores que contribuem para a grande devastação ambiental. Aliado a tudo isso  o desmando político e a falta de ações que justifiquem, como aqui no Brasil, o gasto de bilhões de reais para obras que nunca se concretizam. O rio Tietê e a baía de Guanabara são dois exemplos de que não há por parte dos políticos brasileiros, nenhum interesse em resolver o problema da poluição nestes dois ambientes. Enquanto o rio Tâmisa na Inglaterra, o Sena na França e o Reno na Suiça, são exemplos de que o Homo sapiens pode usar a sua sabedoria para refazer os erros dos nossos ancestrais.

É só uma questão de ética!

Edison Borba

Nenhum comentário:

Postar um comentário