quinta-feira, 21 de agosto de 2014

LIBERA A MOITA CAPIVARA

          Os profissionais da propaganda são responsáveis por momentos inesquecíveis. Eles são capazes de colocar em nossas memórias mensagens, que se eternizam. Muitas vezes, um comercial vale mais que alguns programas de rádio ou televisão; são divertidos, bem dirigidos e com mensagens que atingem ao ouvinte, leitor ou telespectador de maneira tão direta que os elegemos como nossos preferidos.
Até hoje, quando queremos dizer que uma família é “legal”, que entre o casal e os filhos tudo vai bem, citamos um comercial de margarina. E aquele que afirmava: “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”? É inesquecível!
O cinema foi alvo de um Hortifruti, que passou meses usando filmes, como: “O Quiabo Veste Prada”, “A Hortaliça Rebelde” , “Couve-flor e seus Dois Maridos”, “Berinjela Indiscreta” e tantos outros legumes, frutas e hortaliças que mexiam em nossa memória, fazendo-nos ter lembranças de filmes que nos encantaram.
O autor dos out.doors brincou com o imaginário do público, usando uma linguagem implícita para chegarmos ao explícito, comprando o produto no mercado anunciante.
São tantos comerciais, anúncios e reclames bons e de épocas diferentes que podemos organizar a história através deles.
Quem usou o bonde como meio de transporte não esquece:  “ilustre passageiro, o belo tipo faceiro, que usava o Rum Cresotado”, a Antisardina, o Regulador Xavier e tantos outros que distraiam os passageiros durante a viagem
“Bonita camisa Fernandinho” marcou época, como o sabonete Eucalol e o creme dental Kolynos. A Vasp e a Varig,  nos ajudaram a voar pelo Brasil, através de seus comerciais. E quem queria abastecer o carro tinha que optar entre a concha e o tigre. Quando o frio batia em nossa porta, as Casas Pernambucanas estavam protegendo-nos, não deixando o frio entrar. Os pais não conseguiam esquecer a Caloi, ela estava em todos os espaços da casa e quando a campanhia tocava só podia ser uma revendedora da Avon.
E assim, os anos passam e os comerciais se eternizam, graças ao talento de gente capaz de inovar e criar  frases, jingles e imagens que se fixam em nossa memória.
Atualmente o riso está ajudando a uma empresa de vendas através de comerciais bem humorados que divertem quem os assiste. Após a cômoda do quarto do casal, a bicicleta, o carrinho de bebê, a bateria e do som estamos nos divertindo com uma antiga “cristaleira” de um jovem casal. Rogéria, famoso ator travesti, está nos alegrando com o “libera a moita capivara”.
O anunciante deve estar fazendo bons negócios!
Edison Borba

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