sexta-feira, 29 de agosto de 2014

UMA HISTÓRIA TRISTE!

        Muito já se comentou sobre a situação da saúde pública  no Brasil. Abandono dos pacientes pelo chão corredores dos hospitais,  falta de macas, falta de profissionais, falta de medicamentos, falta de vergonha dos  políticos, falta de respeito para com os seres humanos, mulheres dando a luz a seus filhos em condições precárias e tantos outros desmandos  e tragédias que muitas vezes nos tornamos repetitivos e até parece história inventada.
Quando pensamos que tudo já foi visto  e que o  pior já aconteceu, surgem casos que nos apavoram e entristecem.
Vivemos o momento das campanhas eleitorais e os candidatos sorriem e nos apontam um país sem problemas. Fomos à sede da Copa do Mundo de Futebol e  sediaremos os Jogos Olímpicos em 2016. Obras fantásticas foram e serão executadas enquanto o povo sofre com a seca que se espalhou e já chegou à região sudeste. A maior cidade brasileira, São Paulo, vive ameaçada por uma catástrofe, a falta de água.
A questão dos lixões e tantos outros problemas a serem resolvidos e os candidatos quando se encontram, gastam suas energias com acusações e  brigas de comadre. Não se percebe a vontade de governar um país com povo e para o povo,  os  egocêntricos, continuam olhando para seus umbigos. Confesso que cheguei às lágrimas ao assistir ao debate entre os presidenciáveis. O que se viu foi uma repetição de anos anteriores: as mesmas acusações, os mesmos discursos, as mesmas pessoas deixando claro que não há o que sonhar.
E para agravar mais a minha tristeza, uma notícia no setor de saúde deixou-me perplexo: “os exames que detectam tuberculose estão suspensos no Piauí por falta de material essencial para realização do teste na rede pública”.
As pessoas com sintomas, desta contagiosa doença, terão que esperar até o mês de junho de 2015, para que provavelmente possam realizar seus exames. O PPD está suspenso por falta de material, mas o agente causador da doença continuará agindo, os micróbios não estão sujeitos à burocracia política do país.
E como está a situação nos outros estados? Esse caso tornou-se público porque uma mulher, que buscou o exame, declarou para a imprensa: “
“Eu fui fazer o exame e uma atendente informou que não tinha material para realizar o exame e que isso já tem um tempo.  Segundo ela, a previsão para chegar o material é junho de 2015”, contou.
         Esta é mais uma história triste, das tantas que acontecem no Brasil!
Edison Borba
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário